O aperto de mão entre o herdeiro do trono e o líder do Sinn Féin

O príncipe Carlos reuniu-se com Gerry Adams, o líder do Sinn Féin, que era considerado como a ala política do IRA, durante uma visita de quatro dias à Irlanda.
Publicado a
Atualizado a

Gerry Adams, líder do Sinn Féin, foi um dos políticos que receberam o príncipe Carlos na universidade de Galway, no primeiro dos seus quatro dias de visita à Irlanda. Este foi o primeiro encontro entre um membro da família real britânica e um líder dos republicanos irlandeses na República da Irlanda.

Mais tarde, o herdeiro do trono britânico teve um encontro privado com Adams e com Martin McGuinness, o vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte e antigo comandante do Exército Republicano Irlandês (IRA).

Antes ainda do aperto de mão ao príncipe Carlos, Gerry Adams dissera esperar que este encontro ajudasse ao processo de reconciliação.

Em 2012, McGuinness reunira-se com a Rainha Isabel II em Belfast, na Irlanda do Norte, tendo o antigo operacional do IRA e a monarca trocado um aperto de mão considerado histórico para a relação entre Inglaterra e a Irlanda.

Durante esta visita à Irlanda, o príncipe Carlos vai visitar Mullaghmore, onde o seu tio-avô o conde Mountbatten foi morto por uma bomba do IRA em 1979.

Há 20 anos, quando visitou pela primeira vez a Irlanda, o príncipe Carlos - comandante do regimento de paraquedistas - viu ser-lhe exigido um pedido de desculpas pelas mortes de 14 civis pelos paraquedistas britânicos no Domingo Sangrento: 30 de janeiro de 1972.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt