O anúncio de Natal que deixa milhares em lágrimas
A publicidade de Natal da Allegro, uma marca polaca online de leilões, está a emocionar milhares de pessoas e já foi descrita como o melhor anúncio natalício do ano. A campanha publicitária conta a história de um homem idoso que faz um grande esforço para comunicar com a família.
No início da publicidade, vemos o homem a comprar um livro de "Inglês para principiantes". Ao longo da vídeo, ele vai tentando aprender sozinho o novo idioma e coloca pequenos post its pela casa para aprender o nome dos objetos. Nem o cão escapa aos post its e à enorme vontade de aprender deste senhor.
Percebemos que todo o esforço valeu a pena no final, no momento em que o homem, com lágrimas nos olhos, fala pela primeira vez com a neta, e em inglês.
[amazon:2016/12/allegro_20161207171458]
O protagonista representa a situação que muitas famílias, especialmente polacas, vivem no mundo globalizado de hoje, como contou um porta-voz da empresa Bardzo, que criou o anúncio.
"Muitos polacos partilham a mesma experiência. Quase um milhão de polacos decidiram deixar o país à procura de um emprego, principalmente no Reino Unido", contou o porta-voz ao Buzzfeed.
"Apesar da pouca distância relativa entre os países, os laços familiares tendem a ficar mais fracos. O Natal é portanto para muitos uma época difícil", continuou o porta-voz.
Longe da família, que emigrou, o homem vê-se obrigado a contrariar o ditado que diz "burro velho não aprende línguas", e fâ-lo muito bem.
O vídeo foi divulgado no final de novembro e desde então já foi visto por cerca de 4.5 milhões de pessoas no YouTube. Nas redes sociais, muitos têm elogiado a mensagem da publicidade e dizem ter chorado quando a viram pela primeira vez.