NRA faz sorteio de armas por cinco dólares, um dia depois de massacre no Texas
Apenas um dia após o tiroteio em massa no Texas que matou 19 crianças e dois adultos numa escola primária em Uvalde, a Associação Nacional de Armas (NRA) norte-americana começou a promover um sorteio de armas a apenas 5 dólares, nas quais se inclui um modelo semelhante ao que teria sido usado pelo atirador de 18 anos.
O sorteio, Banned Guns Giveaway (sorteio de armas banidas), inclui "12 armas de classe mundial que Joe Biden , Kamala Harris , Chuck Schumer e Nancy Pelosi querem banir", diz a descrição da NRA. Cada arma sorteada inclui ainda 1.000 munições, anuncia a associação. Entrar no sorteio é "rápido, fácil e divertido", acrescenta. Cada ingresso custa apenas cinco dólares (cerca de 4,67 euros) e a idade mínima exigida para participar é de 21 anos, escreve o site da revista Newsweek.
Entre as 12 armas incluídas está uma versão da espingarda automática AR-15 usada pelo adolescente Salvador Ramos no tiroteio na escola de Uvalde na terça-feira.
As autoridades disseram que o adolescente comprou duas armas AR-15, uma Smith & Wesson M&P 15 e uma Daniel Defense DDM4 V7, logo após o seu 18.º aniversário, na semana passada, assim que lhe foi legalmente possível comprar as armas de fogo.
O adolescente terá feito o pedido on-line e levantado a encomenda numa das lojas Daniel Defense, informaram media norte-americanos.
A NRA expressou tristeza pela tragédia em Uvalde, apelidando o ataque como "o ato de um criminoso solitário e perturbado", recusando participar no relançamento do debate sobre a legislação de controlo de armas.
AAR-15, originalmente desenvolvida na década de 1950, tornou-se uma arma popular desde 2004, quando expirou a proibição de armas de assalto federais. A National Shooting Sports Foundation (NSSF) informa que a espingarda automática AR-15 é a escolhida numa em cada cinco compras armas de fogo nos EUA, hoje em dia.
A NSSF disse à ABC News que, em outubro de 2021, havia mais de 20 milhões de rifles estilo AR-15 em circulação legalmente em todo o país.
A arma é extremamente eficaz: é autocarregável, permitindo que o atirador simplesmente puxe o gatilho para disparar uma nova ronda de munições, com capacidade para 30 balas antes de precisar de ser recarregada manualmente.
Desde o tiroteio de Sandy Hook em 2012, onde 26 pessoas, incluindo 20 crianças, foram mortas por um atirador de 20 anos, as espingardas AR-15 foram usadas em pelo menos 10 outros tiroteios em massa antes do de Uvalde.