Novo recorde: Índia vai lançar de uma vez 104 satélites para o espaço
A Índia prepara-se para quebrar um recorde ao enviar para o espaço 104 satélites ao mesmo tempo. Os satélites serão transportados por um único foguete que será lançado esta quarta-feira.
Segundo um comunicado da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, sigla em inglês), citado pela AFP, o foguetão Polar deverá descolar a partir da base de Sriharikota. Vai carregar um satélite principal para a observação da Terra que pesa 714 quilos e outros 103 nano satélites que, no total, pesam 664 quilos.
A maioria dos nano satélites são de outros países, como Israel, Cazaquistão, Holanda, Suíça, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos. Só o último país vai mandar 96 nano satélites.
Lançar satélites comerciais para o espaço mediante taxas e pagamentos tornou-se um negócio mais rentável à medida que os serviços de telefone, internet e outras empresas procuram novas formas de comunicar.
Caso a missão corra bem, a Índia vai obter o recorde de primeiro país a lançar tantos satélites de uma só vez e ultrapassar a Rússia, que em 2014 lançou 39 satélites. No ano passado, a Índia lançou um foguete com 20 satélites - 13 deles dos Estados Unidos - juntando-se à corrida espacial comercial.
Em 2013, o país gastou 73 milhões de dólares, cerca de 69 milhões de euros, no envio de um foguete não tripulado para Marte. A Organização Indiana de Pesquisa Espacial anunciou que está a considerar investir em missões para Júpiter e Vénus.