Novo programa de Jeremy Clarkson já tem nome
Finalmente um nome à altura de Jeremy Clarkson. Gear Knobs deverá ser o nome do novo programa dedicado ao mundo automóvel, e que trará de volta Clarkson, Richard Hammond e James May ao pequeno ecrã. A palavra knob, que literalmente designa um objeto para rodar ou puxar (como, por exemplo, door knob, em português, maçaneta), designa também, numa utilização mais coloquial, "pénis" ou ainda uma pessoa arrogante. Um nome que será, certamente, do agrado do polémico Clarkson e que não teria provavelmente lugar na conservadora BBC.
O formato, que deverá estrear-se apenas em 2016, será exibido pelo serviço de streaming televisivo da Amazon. O trio, que se tornou famoso no programa da BBC Top Gear, terá assinado um contrato milionário com a empresa fundada por Jeff Bezos no valor de 21,9 milhões de euros por 36 episódios.
De acordo com o site Buzzfeed, duas semanas antes de ser anunciado o contrato milionário com a Amazon uma empresa de advogados próxima de Clarkson registou o nome Gear Knobs, garantindo a sua utilização exclusiva tanto em conteúdos televisivos como em produtos de merchandising relacionados com o mercado automóvel. Os supostos representantes legais do apresentador britânico terão também registado o nome Speedbird, que poderá ser usado para uma personagem equivalente à que já existia em Top Gear, chamada The Stig.
Jeremy Clarkson, Richard Ham-mond e James May assinaram contrato com o serviço de subscrição online Amazon Prime no final de julho. Em março, Jeremy Clarkson foi despedido da BBC depois de ter agredido um dos produtores de Top Gear. James May e Richard Hammond acabaram também por deixar a estação pública de televisão britânica, deixando o histórico programa sobre o mundo automóvel sem apresentadores. Em junho, Chris Evans, apresentador e animador de rádio, foi anunciado pela BBC como o novo rosto do programa automóvel. Evans, de 49 anos, reuniu-se ontem pela primeira vez com a equipa de produção.