Novo livro de José Saramago disponível em abril
Novo livro de José Saramago, A estátua e a pedra, vai estar "disponível no mercado português, no início de abril", anunciou hoje a Fundação do escritor.
A tradução para espanhol é da responsabilidade da Fundação, disse à Lusa fonte da Casa dos Bicos, sede da instituição.
A capa do livro é da autoria do designer gráfico espanhol Manuel Estrada e, segundo o comunicado, a obra é "uma reflexão de José Saramago sobre os seus livros e sobre a importância decisiva que o facto de viver numa ilha de pedra e vulcões como Lanzarote teve para entender o seu estilo literário e de vida".
"Na verdade, este é um livro que não existiria sem Lanzarote", sublinha o comunicado.
Além do texto de José Saramago, distinguido em 1998 com o Prémio Nobel de Literatura, o livro inclui "dois textos introdutórios dos professores italianos Luciana Stegagno Picchio e Giancarlo Depretis, e um epílogo do escritor espanhol Fernando Gómez Aguilera".
José Saramago, autor de romances como Jangada de pedra, Memorial do convento ou O ano da morte de Ricardo Reis, morreu em Tías, na ilha de Lanzarote, no arquipélago espanhol das Canárias, aos 87 anos, em junho de 2010.
Autor de cerca de 30 títulos, entre romances, poesia, teatro, livros de crónicas e de viagem, Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995.
A Fundação José Saramago decidiu anunciar a publicação do novo livro e fazer a divulgação de uma imagem da sua capa, quando passam dois anos sobre a abertura ao público da casa onde o escritor viveu, em Lanzarote.