Nova secretária de Estado com papel importante no regresso aos mercados
Em declarações aos jornalistas no Palácio de Belém, no final da cerimónia de posse da nova governante, a ministra realçou que Isabel Castelo Branco terá um papel "muito importante na tarefa de estratégia de regresso aos mercados", ficando também com o "acompanhamento do setor empresarial do Estado" e das suas empresas.
Sobre o desenvolvimento macroeconómico do país, a ministra das Finanças sublinhou contudo que regresso aos mercados "já se iniciou, aliás mais cedo que o previsto", e é necessário agora "continuar esta trajetória".
O Presidente da República deu hoje posse no Palácio de Belém à nova secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, na oitava alteração ao executivo de maioria PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho.
Isabel Castelo Branco assume a pasta da secretaria do Tesouro quase um mês depois do ex-secretário de Estado Joaquim Pais Jorge ter apresentado demissão do cargo, a 07 de agosto.
Com 46 anos, cumpridos a 31 de julho, Maria Isabel Cabral de Abreu Castelo Branco é licenciada em Economia, pela Universidade Nova de Lisboa e frequentou o programa de MBA da mesma instituição entre 1991 e 1992.
À cerimónia da tomada de posse, que se iniciou pouco depois das 17:00 e durou cerca de cinco minutos, assistiram seis ministros do Governo mais o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.
Presentes estiveram a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, o ministro da Economia, António Pires de Lima, o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, o ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e o ministro da Presidência e Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes.