Nova nota de 5 euros para combater fraude

A nova nota de cinco euros, da série Europa, entra em circulação esta quinta-feira, com novas medidas de segurança para impedir a contrafação de dinheiro, explicou hoje o Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.
Publicado a
Atualizado a

Na apresentação desta nova nota de cinco euros, que inaugura a série de notas 'Europa', que irão sendo emitidas ao longo dos próximos anos, o responsável pelo supervisor bancário disse que a necessidade de criar novas notas acontece sempre que os bancos centrais "sentem que é necessário combater a contrafação".

Segundo Carlos Costa, a nota que começa a ser disponibilizadas pelos bancos e pelas caixas multibanco na quinta-feira tem "elementos de segurança mais robustos", o que permite "prevenir tentativas de colocação em circulação de notas contrafeitas".

Na zona euro, em 2012, em cada milhão de notas de euro 33 eram contrafeitas, uma redução face à média de 51 notas detetada em 2010.

"O Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais nacionais procuram salvaguardar a integridade das notas, tirando partido do processo tecnológico, com introdução de elementos que dificultam o processo de contrafação", sublinhou o Governador, na sede do Banco de Portugal, em Lisboa.

A nova nota tem, segundo o Banco de Portugal, mais de 20 elementos de segurança, a maior parte dos quais não visíveis.

A marca de água e o holograma incluem um retrato da figura mitológica grega Europa, que dá nome à segunda série de notas de euro. Um elemento de segurança novo que se destaca é o número cinco em verde esmeralda, o qual, dependendo do ângulo de observação, muda de cor para azul-escuro.

Além disso, nas margens esquerda e direita da frente da nota, figuram pequenas linhas impressas em relevo, destinadas a facilitar a identificação das notas, especialmente por cegos e amblíopes.

Apesar do lançamento desta nova nota de cinco euros, a nota anterior vai continuar em circulação, sem perder o seu valor, sendo essas notas retiradas de circulação gradualmente.

Para evitar burlas, o Governador do Banco de Portugal alertou hoje que, apesar de não ser necessário, quem queira trocar a nova velha pela nova só o deve fazer aos balcões dos bancos ou no próprio Banco de Portugal e que deve ser "comunicado às autoridades" se alguém aparecer a trocar notas em nome de algum banco ou do Banco de Portugal.

Depois da entrada em circulação, esta quinta-feira, da nota de cinco euros da série Europa, a nova nota de 10 euros deverá começar a circular no próximo ano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt