Nova biografia de Florbela Espanca dia 17
A edição, comemorativa do 80.º aniversário da morte de Florbela Espanca (1894-1930), será lançada pelas 19:00 na livraria Buchholz, em Lisboa, com apresentação de António Cândido Franco, escritor e professor na Universidade de Évora, autor da peça "A Primeira Morte de Florbela Espanca", publicada em 1999 pelas Quasi edições. Esta biografia de Florbela Espanca surge depois da escrita por Agustina Bessa-Luís, editada pela Arcádia em 1979 e que se encontra atualmente esgotada. Nas páginas de "Florbela Espanca - A Vida e a Alma de uma Poetisa", "o leitor encontrará um retrato da vida e da alma da maior poetisa portuguesa. As cartas, o seu diário, os contos que ela escreveu, os acontecimentos que viveu, factos objetivos na teia do mundo, permitem-nos conhecer melhor esta inspirada artista da palavra", indica a editora em comunicado.
E ainda - acrescenta - "penetrar no labirinto e no jardim encantado das suas íntimas vivências e imaginação: Claustro de Saudade e Beleza do qual nunca sairemos iguais a quando entramos. Pois ela reina nele como puro símbolo e sacerdotisa do Eterno Feminino, nesse amor inextinguível por tudo e por todos, que converteu nas joias alquímicas e transfiguradoras de seus poemas". Escritor, investigador e diretor da editora Nova Acrópole em Portugal desde 2004, José Carlos Fernández é colaborador de várias revistas, entre as quais a Esfinge e Cuadernos de Cultura, e é autor dos guiões para os documentários "La Córdoba Omeya y Romana", "Simbolismo en la Pintura de Julio Romero de Torres" e "Simbolismo da Arte Tibetana".
Também autor do livro "Córdoba Eterna" e do romance histórico "A Viagem Iniciática de Hipátia", leciona cursos na Associação Cultural Nova Acrópole sobre Sabedoria Viva das Antigas Civilizações, História da Filosofia, Psicologia, Simbolismo da Arte, Oratória e Dialética. Reside em Portugal desde 2004, dirigindo, em Lisboa, as revistas Acrópole e Conhece-te a Ti Mesmo.