Nomeado para juiz federal por Trump "chumbou" em perguntas básicas
Matthew Petersen, nomeado por Donald Trump para juiz federal no distrito de Columbia, retirou a sua candidatura depois de ter falhado nas perguntas mais básicas sobre o sistema judicial, durante a audição de confirmação no Senado. As perguntas foram feitas pelo senador John Kennedy e o vídeo com as respostas e expressões faciais cómicas do candidato já se tornou viral.
Perante o óbvio embaraço da sessão, Petersen escreveu uma carta a retirar-se da corrida a juiz federal argumentando o seguinte: "Tornou-se claro para mim nos últimos dias que a minha nomeação está a tornar-se uma distração", noticiou a BBC.
Durante a sessão que levou a este desfecho, o senador John Kennedy começa por perguntar aos cinco nomeados (entre eles Matthew Petersen): "Algum de vós nunca julgou um caso criminal em tribunal?". Apenas Petersen levantou a mão. Depois, Kennedy perguntou: "Civil?". Petersen: "Não". "Penal?" Petersen voltou a responder "não". "Tribunal estadual ou federal?" "Não", respondeu de novo. E então Kennedy perguntou: "Alguma vez recolheu um testemunho?" E Matthew Petersen respondeu: "uh, acho que não?"
E então o senador Kennedy, sempre impassível, perguntou: "Por acaso sabe o que é uma moção in limine (para retirar o testemunho de alguém)?". E Petersen argumentou: "Provavelmente não lhe saberia dar uma boa definição neste momento".
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aceitou a retirada de candidatura de Petersen. Depois da sessão, o senador Kennedy, do Louisiana, que até é um apoiante de Trump, criticou abertamente a nomeação judicial de Petersen numa entrevista à estação local WWl-TV: "Lá porque alguém viu a série judicial My Cousin Vinny isso não o qualifica para ser um juiz federal".