Nobel da Paz entregue a Malala e Kailash Satyarthi
Malala Yousafzai, de 17 anos, e o indiano Kailash Satyarthi foram premiados "pela sua luta contra a opressão das crianças e dos jovens e pelo direito de todas as crianças à educação", anunciou em Oslo o presidente do Comité Nobel norueguês. Thorbjoern Jagland afirmou ainda que "as crianças devem ir à escola enão serem exploradas financeiramente".
A ativista paquistanesa era a mais jovem entre os favoritos a receber o galardão. Já Kailash Satyarthi indiano que também tem lutado contra o trabalho infantil.
Malala tornou-se num símbolo reconhecido internacionalmente de resistência aos esforços dos talibãs em negar educação e outros direitos às mulheres.
Este ano a lista de nomeados incluía 278 nomes, entre pessoas e instituições - um recorde de candidaturas talvez explicada por uma atualidade internacional tumultuosa, marcada pela crise na Ucrânia, a ofensiva jihadista na Síria e Iraque, a intervenção israelita em Gaza e a violência em vários países africanos.
Em 2013 o prémio foi entregue à Organização para a Proibição das Armas Químicas. O vencedor recebe perto de 900 mil euros.