"No final de 2017 nenhum português vai pagar a sobretaxa"
O secretário-geral do PS defendeu hoje que só com uma estratégia de gradualismo na reposição de rendimentos, tal como acontecerá em 2017 com o fim da sobretaxa de IRS, se consegue cumprir a meta de redução do défice.
António Costa falava aos jornalistas à entrada para a reunião da Comissão Política Nacional do PS, em que também está presente como convidado especial (já que não é militante socialista) o ministro das Finanças, Mário Centeno.
Interrogado se o Governo não está a adiar o cumprimento da promessa de eliminação da sobretaxa de IRS, já que não acabará em definitivo a 01 de janeiro, mas apenas, para todos os escalões, em novembro do próximo ano, António Costa recusou essa perspetiva.
"Temos prosseguido uma estratégia de reposição de rendimentos das famílias muitas vezes de forma gradual, como este ano. Só no próximo dia 20 é que os funcionários públicos verão integralmente repostos os vencimentos que lhe foram cortados, mas, tal como prometemos, este ano acabam mesmo os cortes salariais", declarou a título de exemplo.
Segundo o líder socialista, em relação à eliminação da sobretaxa de IRS, passa-se a mesma coisa face ao que se passou com a reposição dos salários da administração pública.
"Dissemos que [a sobretaxa de IRS] acabaria em 2017 e vai acabar mesmo em 2017. No final de 2017 nenhum português vai pagar a sobretaxa. Vai ser de forma gradual, sim, porque temos de assegurar simultaneamente a reposição de rendimentos e o cumprimento dos nossos objetivos de redução do défice", acrescentou.
Perante os jornalistas, o primeiro-ministro também alegou que, por ação direta do seu Governo, em 2016, a sobretaxa de IRS foi já eliminada em relação a 68% dos portugueses.
"Quanto aos 32% que ainda a pagam, vão desaparecer ao longo do ano totalmente, de forma gradual. Em abril, quem está no segundo escalão do IRS já não pagará sobretaxa; em julho o mesmo se aplicará ao terceiro escalão; em outubro será a vez do quarto escalão deixar de pagar; e, finalmente, quem está no escalão máximo, deixará de pagar sobretaxa em novembro", disse.