Newcastle e Zenit querem contratar dupla de ataque
"O Alan é um miúdo, tem 22 anos. Apostámos nele e sabíamos o que tínhamos contratado. O talento estava e está lá, era uma questão de tempo. Penso que o Alan Ruiz e o Bas Dost são a melhor dupla de avançados do futebol português". Esta frase pertence a Jorge Jesus e foi proferida a 13 de abril último, véspera de o Sporting golear o Vitória de Setúbal no Bonfim para o campeonato por 3-0.
Volvidos menos de três meses ambos os futebolistas estão às ordens de Jesus nesta pré-época, contudo, há propostas que podem obrigar Jesus a refazer o seu ataque. Ao que o DN apurou, Bas Dost é um dos alvos do Newcastle, clube inglês que está de regresso à Premier League e que é treinado pelo espanhol Rafa Benítez.
O emblema do Nordeste de Inglaterra tem o internacional holandês sinalizado há, pelo menos, dois anos e na época passada o Sporting ganhou a dianteira quando Bas Dost deixou o Wolfsburgo porque o Newcastle estava no escalão secundário. O DN sabe que chegou uma oferta, através de um intermediário, que ia no sentido de o Newcastle apresentar 40 milhões de euros pelos direitos desportivos do holandês. O Sporting remeteu o Newcastle para a cláusula de rescisão de Bas Dost que é de 60 milhões de euros. Se alguém oferecer essa quantia, o Sporting nada poderá fazer para manter o último melhor marcador da I Liga a não ser sensibilizar o futebolista, pois só este poderá declinar a hipótese de deixar Alvalade.
Refira-se que Bas Dost já disse que se sente bem em Portugal e no Sporting. Tendo em conta que joga numa equipa para ganhar e com presença cativa no onze inicial, estes fatores podem pesar caso o Newcastle ou outro clube perca a cabeça e acione a cláusula de rescisão. O facto de o Mundial 2016 estar à porta também pode jogar a favor dos leões no sentido de manter o goleador de 28 anos que há quase um ano custou 10 milhões de euros, tornando-se a contratação mais cara da história do Sporting.
No que diz respeito a Alan Ruiz, a análise do Sporting é um pouco diferente, pois tem futebolistas que ocupam os mesmos espaços do argentino e que asseguram com qualidade a função de muleta do ponta-de-lança. Alan Ruiz tem a mesma cláusula de rescisão de Bas Dost, 60 milhões de euros, mas é um futebolista que pode sair pela quantia certa.
Ao que apurou o DN, o Zenit de São Petersburgo avançou com uma quantia a rondar os 20 milhões de euros, o que foi rejeitado pelo Sporting, contudo, os russos sabem se aumentarem a parada para um montante próximo dos 30 milhões de euros têm muitas boas hipóteses de serem bem-sucedidos.
Antes do Zenit, agora treinado por Roberto Mancini, o Inter de Milão fez uma sondagem no sentido de perceber como podia contratar o esquerdino. Curiosamente, Roberto Mancini, antes de rumar à Rússia, foi um dos nomes ventilados para assumir o comando técnico da equipa de Milão que, entretanto, contratou Luciano Spaletti.
O DN confrontou o Sporting com estas informações, mas o clube leonino, através de uma fonte oficial, não quis fazer qualquer comentário.
Refira-se que no que toca a saídas esta semana e a próxima devem ser decisivas relativamente aos internacionais portugueses Rui Patrício, William Carvalho, Adrien e Gelson. Jorge Jesus tinha pensado inicialmente proporcionar apenas uma semana de férias a este quarteto, mas depois preferiu conceder quinze dias abdicando das suas presenças no estágio da Suíça. Este compasso de espera tem também muito que ver com a possibilidade de, pelo menos, dois destes jogadores rumarem a outras paragens com o (ainda) capitão Adrien a ser o que está mais perto da porta de saída.