Contrariando a sua habitual política de não revelar os números de espectadores dos seus programas, a plataforma de streaming Netflix anunciou nesta terça-feira que The Witcher, série estrelada por Henry Cavill, está a caminho de ser "a série da Netflix com mais sucesso de sempre na primeira temporada": Nas quatro primeiras semanas após o lançamento, 76 milhões de famílias assistiram à série de fantasia, disse a empresa no comunicado enviado aos acionistas com os resultados do quarto trimestre de 2019..Da mesma forma, também ficámos a saber que mais de 21 milhões de famílias assistiram à terceira temporada de The Crown , o que representará um aumento de 40% em relação à segunda temporada. A empresa anunciou ainda que o filme 6 Underground, realizado por Michael Bay e protagonizado por Ryan Reynolds, foi visto por 83 milhões de famílias nas primeiras quatro semanas..No entanto, a empresa também causou alguma surpresa ao anunciar que estes números foram obtidos com um novo método de medir as visualizações. Antes, era preciso que um assinante assistisse a pelo 70% de um único episódio ou de um filme para contar como uma visualização. Agora, a Netflix contabiliza quando alguém assiste a apenas dois minutos de um episódio ou filme..Ao explicar a nova metodologia, a Netflix considera que o período de dois minutos é "suficientemente longo para indicar que a escolha foi intencional" e diz que segue métricas semelhantes usadas pelo iPlayer da BBC, pelo YouTube e pelo The New York Times (para medir as visualizações da página). Mas as críticas nas redes sociais não se fizeram esperar porque, na verdade, são coisas completamente diferentes.."A Netflix passar de 70% de um filme para 'assistiu pelo menos 2 minutos' para determinar a contagem de visualizações é literalmente absurdo", tuitou Rich Greenfield, analista de media e tecnologia da LightShed Partners..Na prática, qualquer pessoa que assista ao genérico inicial do primeiro episódio de The Witcher (que tem mais de dois minutos e que representa apenas 3,2% do episódio completo que, por sua vez, faz parte de uma série de oito episódios) é contabilizado como se tivesse visto toda a temporada..Mas a Netflix também reconhece que a nova métrica de dois minutos é "cerca de 35% maior em média do que a métrica anterior"..Isto não quer dizer que The Witcher não seja de facto um sucesso - por algum motivo a Netflix já tem em marcha a produção da segunda temporada, da mesma forma que os livros de Andrzej Sapkowski nos quais a série se baseia voltaram aos tops de vendas e que o jogo The Witcher 3, lançado em 2015, é um dos mais populares do momento. Quer apenas dizer que os números podem não ser tão elevados quanto a Netflix quer fazer crer..Netflix ainda à frente mas com muita concorrência à vista.O anúncio dos resultados do quarto trimestre de 2019 acontece num momento em que a empresa enfrenta cada vez mais concorrência, com o aparecimento recente de serviços de streaming como o Disney + (lançado nos Estados Unidos em novembro passado e que deverá chegar a Portugal no verão) e Apple TV +..Nos últimos três meses do ano, a Netflix conseguiu 8,8 milhões de novos assinantes. Neste momento, a plataforma tem um total de 167,1 milhões de assinantes em todo o mundo, mantendo a liderança nos serviços de streaming. Nos Estados Unidos, a Netflix angariou 423 mil novos clientes neste trimestre, menos dos que os 600 mil previstos, e tem atualmente pouco menos de 61 milhões de assinantes. No resto do mundo, a Netflix tem 97,7 milhões de assinantes (dos quais 6,26 milhões chegaram no último trimestre)..No entanto, os responsáveis admitem que esperam um crescimento mais lento das assinaturas no primeiro trimestre de 2010, abaixo das expectativas de Wall Street - o que se justifica com o recente aumento dos preços das assinaturas e a cada vez maior concorrência no mercado de streaming. As perspetivas para o primeiro trimestre de 2020 são de um crescimento muito curto das assinaturas nos Estados Unidos, enquanto no resto do mundo a Netflix vai tentar chegar aos 106 milhões de subscritores.."O verdadeiro dilema da empresa ainda está por acontecer", comentou Haris Anwar, analista da plataforma financeira Investing.com, citado pelo Los Angeles Times. "Os clientes terão neste ano ainda mais opções de serviços de streaming. O maior desafio para a Netflix neste mercado dinâmico é como manter o equilíbrio entre crescimento e investimento."."A Netflix encerrou 2019 com grandes adições de assinantes, acima das expectativas", afirmou Eric Haggstrom, analista da EMarketer. Os investimentos da Netflix em conteúdo original "estão a valer a pena". Mas a Netflix precisará continuar a produzir programas de sucesso à medida "que Disney, Apple, HBO e outros lançam e escalam novos serviços", acrescentou Haggstrom.."Muitas empresas de media e gigantes da tecnologia estão a lançar serviços de streaming, reforçando a principal tendência da transição do entretenimento linear para o streaming", escreveu a Netflix no comunicado aos acionistas. "Temos um grande avanço no streaming e trabalharemos para manter isso, concentrando-nos no mesmo em que nos concentrámos nos últimos 22 anos - agradar aos nossos assinantes. Acreditamos que, se fizermos isso bem, a Netflix continuará a prosperar.".Segundo uma sondagem da corretora Cowen & Co, cerca de um milhão de assinantes da Netflix mudou para a Disney, desde o lançamento do serviço Disney+ em novembro. No entanto, na apresentação dos resultados, o diretor executivo da Netflix, Reed Hastings, desvalorizou a ameaça deste concorrente, dizendo que o Disney iria tirar espectadores sobretudo dos canais de televisão tradicionais..No quarto trimestre, a receita da empresa foi de 5,47 mil milhões de dólares (o que representa um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado), um pouco acima dos 5,45 mil milhões previstos pelos analistas. O lucro também cresceu de 133,9 milhões de dólares, há um ano, para 587 milhões de dólares..Apostar cada vez mais em conteúdos próprios.Em 2019, o canal terá investido cerca de 15 mil milhões de dólares em conteúdos. Esse valor deverá subir para 35 mil milhões até 2025..A empresa está decidida a apostar cada vez mais em projetos originais, depois de uma temporada de prémios em que teve várias nomeações, tanto no cinema como na televisão, incluindo as séries The Crown e Unbelievable e os filmes O Irlandês , Marriage Story e Os Dois Papas . Sem esquecer o filme de animação Klaus, que está nomeado para os Óscares..A Netflix tem investido fortemente no exterior, à medida que o seu crescimento no mercado doméstico parece estar a esgotar-se, criando conteúdo no idioma local nos mercados da América do Sul e da Europa. "Sabemos que as audiências locais gostam de histórias locais. De facto, os originais locais foram os títulos mais populares de 2019 em vários países, como Índia, Coreia, Japão, Turquia, Tailândia, Suécia e Reino Unido", explica a Netflix, que sublinha também o sucesso internacional de La Casa de Papel/Money Heist , que figura na sua lista de séries mais vistas em 70 países. Por outro lado, a empresa reparou que o conteúdo oriundo da Coreia também tem grande aceitação internacional, pelo que é normal que mais séries coreanas sejam disponibilizadas noutros países..O DN tentou saber quais são as séries e filmes mais populares da Netflix em Portugal, mas a empresa informou que "não tem essa informação disponível"..Entretanto, a Netflix perdeu os direitos da série Friends, uma das suas séries mais populares em 2020, e anunciou recentemente que tinha comprado os direitos do catálogo do estúdio de animação japonês Ghibli, que estarão disponíveis já em fevereiro.