Neste festival de cinema também há espaço para a reality TV

O Lisbon & Estoril Film Festival volta a apostar em eventos paralelos com um simpósio sobre as fronteiras entre ficção e realidade, incluindo uma videoconferência com Julian Assange.
Publicado a
Atualizado a

Ao chegar à oitava edição (entre 7 e 16 de novembro), o Lisbon & Estoril Film Festival, dirigido por Paulo Branco, renova a sua aposta de diversificação temática, integrando propostas capazes de abrir caminhos de reflexão para outros domínios da contemporaneidade. Neste ano, o evento mais significativo será o simpósio internacional Ficção e Realidade - Para além do Big Brother.

Em análise vai estar uma conjuntura em que a reality TV passou a ser uma entidade omnipresente, obrigando-nos a repensar as fronteiras clássicas entre ficção e realidade. Trata-se de discutir as práticas de comunicação e os valores mediáticos que levam a questionar a própria noção de indivíduo e as coordenadas da sua inserção social. O simpósio será acompanhado por uma mostra de duas dezenas de filmes em que essas temáticas ecoam, incluindo O Diabólico Dr. Mabuse (Fritz Lang, 1960), O Vigilante (Francis Ford Coppola, 1974) e Crimes Invisíveis (Wim Wenders, 1997).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt