Navalny diz que "está tudo a correr bem" na prisão
O opositor russo Alexei Navalny, condenado em fevereiro a dois anos e meio de prisão, disse nesta quarta-feira que "está tudo bem" no centro de detenção onde está preso.
"Está tudo a correr para mim. Há até uma barra [para exercícios físicos] no pátio", escreveu Navalny no Instagram, garantindo que está num centro de detenção na área de Vladimir, a leste de Moscovo.
Instagraminstagramhttps://www.instagram.com/p/CL9dsBiFCr5/
Esta mensagem foi publicada depois de a sua equipa de defesa o ter visitado na prisão de Kolchugino, onde está em quarentena.
Uma das suas advogadas, Olga Mikhailova, disse que Navalny deverá ficar nessa prisão até que a sua sentença entrasse em vigor, e que o opositor russo estava de bom humor.
"Ele está a sentir-se bem", disse Mikhailova à AFP, acrescentando que Navalny estava a partilhar uma cela com duas pessoas.
"A cela não tem nada, exceto uma televisão", explicou, acrescentando que Navalny não poderia receber cartas ou fazer compras.
A justiça russa confirmou na semana passada a condenação do ativista anticorrupção de 44 anos num caso de fraude de 2014 que o próprio, muitas Organizações Não-Governamentais (ONG) e políticos ocidentais denunciam como político.
Navalny foi preso em 17 de janeiro ao voltar da Alemanha, onde passara quase cinco meses a recuperar de um envenenamento. O opositor acusa o Kremlin de o ter envenenado.
Alexei Navalny, que também foi multado por "difamação", aguarda vários processos judiciais, incluindo uma investigação por fraude, punível com dez anos de prisão.