NATO: Portugal comanda pela primeira vez Centro Conjunto em Monsanto

Dois oficiais portugueses vão estar à frente da agência da NATO sedeada em Lisboa, um caso raro, senão único, na organização aliada
Publicado a
Atualizado a

Treze anos depois de ter sido inaugurado, em Lisboa, Portugal vai comandar pela primeira vez o Centro Conjunto de Análises e Lições Aprendidas (JALLC, sigla em inglês) da NATO.

Outra particularidade é o facto de Portugal voltar a ocupar, ao fim de uma década, o principal cargo num órgão da estrutura de comandos da NATO - agora por um oficial general da Força Aérea. Tal só tinha acontecido (entre 1982 e 2004) com militares da Marinha, à frente do comando operacional da Aliança em Oeiras.

O brigadeiro-general Mário Barreto (Força Aérea) vai ser o novo e sexto comandante do JALLC, que depende do Comando Aliado da Transformação (Norfolk, EUA).

Com a posse de Mário Barreto, piloto-aviador dos caças F-16 e ex-comandante da base aérea de Beja, cria-se também uma situação rara, senão única, num órgão multinacional da estrutura de comandos da NATO: os dois cargos principais serem ocupados por oficiais da mesma nacionalidade.

Esta coincidência passará a ocorrer de três em três anos e decorre da última distribuição de cargos pelos países da NATO, em que ficou assente que o comando do Centro passaria a ser ocupado de forma rotativa entre Portugal e a Roménia.

Isso resulta também de o cargo de chefe do Estado-Maior do JALLC, a quem cabe assegurar as ligações da agência ao país hospedeiro, continuar a ser ocupado por um oficial superior português, o coronel Jorge Saramago (Exército).

O piloto-aviador Mário Barreto substitui o brigadeiro-general Mircea Mîndrescu, da Roménia, que terminou esta semana o seu mandato.

Mário Barreto toma posse no próximo dia 19, disse ao DN uma fonte que já recebeu o convite para a cerimónia. Esse facto faz com que também não se realize a tradicional cerimónia militar de transferência de comando, explicada ao DN com a demora de Portugal em promover o coronel Mário Barreto ao posto de brigadeiro-general.

O JALLC é o centro responsável pela análise conjunta das atuais missões operacionais da NATO, assim como dos treinos e exercícios, fazendo depois recomendações sobre o desenvolvimento ou melhoria dos conceitos, doutrina e capacidades militares da Aliança.

Um exemplo do trabalho do JALLC é o relatório sobre a proteção de vítimas civis no Afeganistão, publicado há um ano e elaborado a partir da missão da NATO naquele país entre 2001 e 2014.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt