"NÃO CONSIGO ANDAR, COMER OU BEBER." Missão para salvar marinheiro ferido
"NÃO CONSIGO ATIVAR EPIRB [transmissor de localização usado em situações de emergência]. NÃO CONSIGO ANDAR, POSSO PRECISAR DE UMA MACA". Esta foi a primeira mensagem enviada por satélite que a organização da Golden Globe Race recebeu de Abhilash Tomy. O marinheiro indiano, participa na regata de iates em solitário e suspeita-se que esteja gravemente ferido, em alto mar, a 3000 km a sudoeste da cidade australiana de Perth .
As autoridades australianas já enviaram um avião para tentar resgatar o skiper que ainda conseguiu enviar uma segunda mensagem: "MEXO OS DEDOS DOS PÉS. ESTOU TONTO. NÃO CONSIGO COMER NEM BEBER. DIFÍCIL CHEGAR A KIT DE SOBREVIVÊNCIA".
Para comunicar, Tomy está a usar um aparelh que permite enviar mensagens de texto, uma vez que o seu telefone satélite se terá partido.
O avião deverá chegar à zona nas próximas horas e tentar estabelecer contacto com o marinheiro de 39 anos.
Segundo a organização da regata, Tomy estará imobilizado após ter sofrido um ferimento nas costas. O skiper indiano está "incapacitado na sua cama dentro do navio... tão longe de qualquer ajuda quanto é possível estar".
A marinha australiana colocou imagens no Twitter do navio que enviou para salvar Tomy, o HMAS Ballarat, explicando que este sofreu um grave ferimento nas costas quando o seu navio perdeu o mastro devido ao mau tempo.
Além do avião, um barco de pesca francês também se dirige à posição onde se encontra Tomy e deverá alcançar o navio do skiper esta segunda-feira.
Tomy , um comandante da marinha, tornou-se no primeiro indiano a navegar à volta da Terra em 2013. O seu navio, o Thuriya, é uma réplica do Suhaili, de Robin Knox-Johnston, o britânico que em 1968 venceu a primeira Golden Globe Race.