De acordo com a EAA, Nelson Évora foi nomeado para o prémio, que já venceu em Janeiro de 2008, depois de ter ganho o ouro no triplo-salto nas Unviersíadas, em Belgrado, além de ter estado sempre "no topo em todos os 'meetings' em que participou". Depois de ter vencido o prémio em Março de 2007, Naide Gomes volta a estar nomeada, por ter conseguido a melhor marca europeia do ano e terceira mundial, com 6,99 metros, no Grande Prémio de Londres. Rui Pedro Silva, em Novembro 2008, e Francis Obikwelu, em Junho de 2007, também já foram nomeados atletas europeus do mês.