Musical português inicia semana de lotação esgotada

O musical "The Last Five Years", do produtor português Fernando Pinho, inicia hoje uma semana de representações com lotação esgotada no centro cultural londrino Barbican, antes de viajar para Portugal no outono.
Publicado a
Atualizado a

O espectáculo, que estreou em janeiro na Guildhall School of Music & Drama, é encenado por Christian Burgess e protagonizado por Freddie Fox e Lily James.

Inicialmente foi produzido para o final da licenciatura, mas a lotação esgotada no Barbican significa, afirma o produtor, que "entrou para os circuitos comerciais".

"Sabia que o primeiro espectáculo tinha sido coberto pelo público da escola, por isso desta vez fizemos publicidade", disse Fernando Pinho à agência Lusa.

Foram distribuídos panfletos à porta dos teatros do West End, onde estão concentradas as principais salas de espectáculos em Londres, e publicados anúncios no jornal gratuito Metro.

"Resultou muito bem", congratula-se, apontando para o facto de faltarem vender apenas seis bilhetes no conjunto dos cinco dias.

Pit, a sala no Barbican que acolhe habitualmente trabalhos mais experimentais ou de novos artistas, tem uma capacidade de 200 lugares.

A boa recepção do público e profissionais levou Fernando Pinho também a concorrer a um programa para levar o musical numa digressão a localidades britânicas no interior do país em 2011 e, eventualmente, a Espanha e Itália.

"Tivemos um sucesso que não podíamos ignorar", justificou, "e o formato que temos agora, com um cenário muito simples, tornou [o espectáculo] ainda barato de fazer e fácil para viajar".

"The Last Five Years", do compositor Jason Robert Brown, é um musical de um ato cuja história se centra na relação de cinco anos entre o escritor Jamie Wellerstein e a atriz Cathy Hyatt.

Apesar de partilharem o palco, os dois vivem momentos diferentes no tempo: Cathy conta a história dos dois em retrospectiva enquanto Jamie relata o percurso desde o momento em que se conheceram.

O musical vai ser apresentado no outono em Portugal, com Sofia Escobar como protagonista feminina, ela própria antiga aluna da escola de artes londrina.

Para preencher o papel principal masculino será feito um casting em Londres, adiantou o produtor, que lamentou não estarem ainda concluídas as negociações para apresentar o musical no Porto e Lisboa.

Certa é a estreia a 22 de Outubro no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, estando ainda em estudo uma digressão por outras cidades portuguesas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt