Museu do Exército homenageia Napoleão Bonaparte

O Museu do Exército, em Paris, inaugura hoje a exposição 'Napoleão e a Europa', na qual mostra ao público uma nova perspetiva sobre o político e militar francês Napoleão Bonaparte. Amado em França, mas ridicularizado nalgumas partes do mundo, Bonaparte regressa naquela que já é considerada a maior exposição francesa realizada em sua honra. A mostra poderá ser visitada até o dia 14 de julho.
Publicado a
Atualizado a

'Napoleão e a Europa' apresenta um novo olhar acerca do percurso político e militar do Imperador francês, desde o auge ao declínio.

Segundo a AFP, a mostra, que se encontra no Museu do Exército em Paris, compara dezenas de obras, gravuras e desenhos de artistas franceses e estrangeiros, com o objetivo de explicar aos visitantes o que levou à decadência da imagem de Napoleão.

Inicialmente, o Imperador era visto como um exemplo de coragem e poder, recebendo o respeito de toda a Europa. Um retrato, pintado por Jacques Louis David, que retrata Bonaparte em cima de um cavalo branco nos Alpes, encontra-se disponível na exposição, revelando aos visitantes os anos de glória do líder.

Mais tarde, é proibida em França uma caricatura onde a Europa "goza" com o chapéu de Napoleão Bonaparte, um ultraje para o Imperador. Durante a exposição, os visitantes poderão observar esse mesmo chapéu e algumas das roupas usadas pelo político francês há muitos anos.

O Museu do Exército exibe ainda uma grande diversidade de obras, documentos e objetos, desde os mais elegantes aos mais vulgares, que prometem tanto divertir como impressionar o público.

Durante esta exposição as pessoas poderão ver igualmente o uniforme do almirante Nelson, que foi morto na batalha de Trafalgar, bem como algumas jóias históricas.

A exposição, agora aberta hoje ao público, estará patente no Museu do Exército, em Paris, até 14 de julho.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt