Museu Britânico não devolve escultura grega a Atenas mas empresta-a aos russos

Os britânicos não querem dar as esculturas do Partenon à Grécia porque Atenas "não tem condições" para cuidar delas. É a primeira vez que emprestam uma a outro museu: o Hermitage.
Publicado a

Os Mármores de Elgin não saíam do Museu Britânico (British Museum) desde 1816, quando foram trazidos do Partenon pelo Lorde Elgin. Agora, pela primeira vez, uma das esculturas foi emprestada ao Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia.

O museu russo faz 250 anos e vai incluir o deus Ilissos, a que falta a cabeça, numa exposição comemorativa até 18 de janeiro. O empréstimo manteve-se secreto até esta sexta-feira, quando foi revelado pelo The Times. A exposição é inaugurada sábado.

Os Mármores de Elgin são, porém, uma coleção controversa. Atenas há muito que pede a devolução destas esculturas, que foram retiradas do Partenon por Lorde Elgin, quando a Grécia se encontrava sob o domínio do Império Otomano.

Conforme destaca o analista da BBC, Trevor Timpson o empréstimo está a levantar alguma revolta na Grécia, visto que "o Museu Britânico estava disposto a enviar [a estátua] para o Hermitage pelo seu 250.º aniversário, mas não enviou nada para o novo museu da Acrópole em Atenas, onde há lugares reservados para Ilissos e para todas as outras estátuas em falta".

O diretor do Museu Britânico, Neil MacGregor, porém, não se mostrou muito preocupado quando foi questionado pela BBC4, dizendo antes que o museu estava disposto a emprestar qualquer coisa da coleção desde que estivesse pronta a viajar, que fosse para um sítio seguro, e que houvesse garantia de que será devolvida. O governo grego nunca pediu as peças emprestadas, sublinhou.

Quanto aos gregos, o diretor disse apenas: "Espero que fiquem muito felizes que um enorme novo público possa envolver-se com os grandes feitos da Grécia antiga. Pessoas que nunca poderão ir a Atenas ou a Londres podem agora, na Rússia, perceber um pouco da civilização grega."

Um dos argumentos principais para não devolver os mármores a Atenas tem sido que os gregos não têm nenhum museu com condições para cuidar tão bem das peças como o Museu Britânico. No entanto, em 2009 abriu em Atenas o Novo Museu da Acrópole, que guarda lugares para as várias estátuas retiradas do Partenon.

O Museu Britânico afirma que a sua coleção é "um recurso único para o mundo", citado pelo Financial Times, que dá oportunidade aos seus visitantes de ter uma visão de conjunto das relações entre as culturas humanas, algo que não seria possível se todos os artefactos forem separados e devolvidos à origem.

Diário de Notícias
www.dn.pt