Murakami torna-se DJ e revela as suas músicas preferidas
O escritor japonês Haruki Murakami anunciou que vai ser DJ na estação de rádio que tem o seu nome. Duas perguntas vêm à cabeça imediatamente: Murakami vai deixar de escrever? Murakami regressa às suas paixões musicais da juventude?
A resposta é não à primeira e sim à segunda. Está tudo explicado no site oficial da rádio, mesmo que para 99,99% dos seus leitores portugueses nem valha a pena visitar porque Haruki Murakami DJ Radio está todo em japonês!
O que se passa é que no próximo dia 5 o escritor vai pôr música durante os 55 minutos de duração do seu programa, intitulado Run & Songs - duas das suas paixões, maratona e música - e durante esse período de tempo contará histórias sobre as suas preferências musicais, literárias e maratonas.
O programa, revela o jornal japonês Asahi Shimbun, que vende muitos milhões de exemplares, será retransmitido por 38 estações de rádio locais e será gravado com antecedência.
Os temas musicais que serão ouvidos pertencem à sua coleção particular, onde não faltam discos de todos os géneros, principalmente de jazz, aqueles que povoaram o seu final de adolescência. Recorde-se que antes de se tornar o escritor extremamente popular no seu país após a publicação do romance Norwegian Wood, o título de uma canção dos Beatles, era proprietário de um café - Peter Cat - onde o jazz imperava como música de fundo.
Além das faixas desses discos, Murakami vai também colocar algumas do iPod que usa enquanto corre. Afinal, Murakami é um grande fã de maratonas e até já publicou um livro com a descrição dos seus treinos e corridas que faz por todo o mundo.
Uma promessa já Murakami fez, a de ser muito seletivo e partilhar as músicas de que mais gosta: "Quero que o programa tenha o tom mais pessoal possível e por isso só vou escolher as minhas canções favoritas." Há ainda um bónus, Murakami responderá a algumas perguntas dos ouvintes.
Se quiser ouvir e participar aqui vai o endereço: http://www.tfm.co.jp/murakamiradio/ Mais uma vez, avisa-se, é preciso saber japonês.