Municípios de Sintra, Seixal e Montijo estão em festa para celebrar o São Pedro
Os concelhos de Sintra, Seixal e Montijo comemoram amanhã o Dia de São Pedro, que marca o encerramento das festividades juninas. Denominado pela igreja católica como o santo das chuvas, terá direito a celebrações com pompa a circunstância nestes três municípios da Área Metropolitana de Lisboa.
Em Sintra as tradicionais Festas de São Pedro regressaram este ano à renovada Praça D. Fernando II, tendo começado já na última sexta-feira e com animação garantida até domingo. "Para além da habitual presença de restaurantes e tasquinhas com petiscos tradicionais desta época de santos populares, de que a sardinha assada é definitivamente rainha, o certame reúne também espaços de street food, doçaria, artesanato, quermesse, bem como divertimentos e carrosséis", informa a Câmara Municipal de Sintra, fazendo notar que estas Festas de São Pedro são uma organização da União das Freguesias de Sintra, que conta com o apoio da autarquia e dos SMAS de Sintra.
O programa de animação é vasto e contempla um conjunto diversificado de espetáculos, com destaque para a atuação do sintrense Sérgio Rossi, no Dia de São Pedro, às 22.00 horas, e de Micaela no concerto de encerramento destas festas domingo, à mesma hora. Já esta noite será animada pelas atuações da Banda Tributo Popular (19.00) e dos Tenis Bar (22.00).
As celebrações do Dia de São Pedro têm como pontos altos a missa solene na Igreja Paroquial de São Pedro (19.00) e o desfile da marcha popular de Cabriz (21.00).
Sendo o feriado municipal de Sintra, a data será ainda marcada pela câmara municipal com o hastear da bandeira e a inauguração de algumas obras da autarquia, como o Centro de Saúde de Belas, a requalificação da avenida D. Nuno Álvares Pereira (Agualva) e o Parque Urbano D. Domingos Jardo.
No Montijo, as Festas de São Pedro tiveram início na terça-feira e prolongam-se até segunda-feira com animação um pouco por toda a cidade e com direito a nove palcos para espetáculos. "Um misto de animação, cor, música, dança e muita alegria marcam os vários momentos de grande importância na vida dos cidadãos e dos milhares de visitantes que, há vários anos, vêm conhecer a nossa cultura e tradição, participando e fazendo parte integrante das nossas festas. Destaque para as procissões fluvial e noturna, a bênção dos pescadores, à queima do batel, nunca esquecendo as touradas, as largadas e os comes e bebes", faz notar a Câmara do Montijo.
Esta noite haverá muita música, com as atuações de Humana Taranja e Pás de Probleme (22.00 horas, no palco da avenida dos Pescadores), Double Shot Blues (22.30, no palco Quadrada) ou o DJ XL Garcia (00.30, no palco Dance Fusion). Amanhã, Dia de São Pedro, além dos concertos, terá como pontos altos a procissão fluvial, que tem início marcado às 10.30, passando para terra duas horas depois em direção à Igreja do Espírito Santo, onde decorrerá uma missa solene, a procissão noturna de São Pedro (21.30) e uma das diárias largadas de touros, marcada para as 1.30 horas, na rua Joaquim Almeida.
Para sábado está agendada a Corrida de Toiros à Antiga Portuguesa, que se realizará a partir das 22.00, na Praça Amadeu Augusto dos Santos, e no domingo, a noite ficará marcada pelo desfile das marchas populares na avenida dos Pescadores (21.00).
A Festa de São Pedro no Montijo termina na segunda-feira com um concerto de Tony Carreira, no Palco da Zona Ribeirinha, a partir das 22.00 horas, seguido de um espetáculo de fogo de artifício e da tradicional queima do batel.
No Seixal, o pontapé de saída das Festas de São Pedro foi dado na sexta-feira com as Marchas Populares das Escolas do 1.º Ciclo e jardins de infância da rede pública do concelho. "Na freguesia do Seixal, as festas prolongam-se até ao dia 2 de julho e apresentam um programa marcado pelos espetáculos de grandes artistas da música portuguesa, bailes, marchas populares, artesanato, animação de rua, o Desfile Náutico Baía do Seixal, gastronomia, procissão alusiva ao santo padroeiro e muito mais. São propostas que fazem das festas populares uma referência que concilia a tradição com a modernidade, ou não fosse o Seixal um território de cultura e inovação", refere a Câmara do Seixal.
A partir de hoje até 2 de julho realiza-se o chamado Arraial da Sardinha, que decorrerá junto ao Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes. Na véspera de São Pedro, quem passar pelo Seixal poderá assistir ao desfile das marchas populares a partir das 21.00, ao teatro de rua "Os Repórteres" (no núcleo urbano antigo do Seixal), a um concerto dos Calema (22.00, Parque Urbano da Quinta dos Franceses), terminando a noite com um baile popular com a PJ Band - Largo da Igreja a partir das 23.45.
Já o Dia de São Pedro começará logo às 8.00 com a Marcha das Canas, sendo que a procissão em honra do santo padroeiro do concelho está marcada para as 18.00. Esta noite de festa termina com os concertos de Pedro Moutinho (Parque Urbano da Quinta dos Franceses) e de Mário Barradas (Largo da Igreja), ambos às 22.00.
Pelo palco do Parque Urbano da Quinta dos Franceses, também sempre a partir das 22.00, passarão também Emanuel (sexta-feira), Wet Bed Gang (sábado) e Ana Moura (domingo). De referir ainda realiza-se todos os dias o Festival Náutico da Baía do Seixal.