Morreu o artista plástico e pintor português Nikias Skapinakis

Artista português de ascendência grega morreu nesta quarta-feira aos 89 anos.
Publicado a
Atualizado a

Morreu nesta quarta-feira o pintor e artista plástico português Nikias Skapinakis, no Hospital Lusíadas, em Lisboa, aos 89 anos. A notícia foi avançada pela Galeria Fernando Santos, que se despediu nas redes sociais através de um poema.

De ascendência grega, Nikias Skapinakis apresentou a sua maior exposição antológica em 2012, com 260 obras de pintura, desenho, cerâmica e objetos documentais, no Museu Berardo, em Lisboa.

Nikias Skapinakis frequentou o curso de Arquitetura, mas abandonou-o para se dedicar à pintura, começando a expor muito jovem, em 1948, nas Exposições Gerais de Artes Plásticas.

Desde então realizou diversas exposições individuais e participou em numerosas coletivas em Portugal e no estrangeiro, apresentando sobretudo trabalhos a óleo, mas também litografia, serigrafia e ilustração de livros.

Em 1985, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian mostrou uma exposição antológica da pintura de Skapinakis, completada com uma retrospetiva da obra gráfica e guaches na Sociedade Nacional de Belas-Artes.

Quinze anos depois, em 2000, o Museu de Arte Moderna da Fundação de Serralves apresentou a exposição antológica Prospetiva, que reuniu pintura e desenho entre 1966 e 2000.

Considerado um dos maiores artistas portugueses vivos, Skapinakis continuou a trabalhar em pintura, desenho, gravura e serigrafia no seu ateliê, em Lisboa, onde também residia.

Jorge Silva Melo, que tem vindo a realizar documentários sobre criadores que se destacaram na história da arte em Portugal, fez o filme Nikias Skapinakis: o Teatro dos Outros (2007).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt