"Monstro" de lixo e gordura está a entupir esgoto em Londres
Foi encontrada uma gigantesca massa formada por gordura, fraldas, toalhitas, óleo congelado e outros resíduos humanos de cerca de 130 toneladas a entupir os esgotos em Whitechapel, Londres, Reino Unido. A massa - em inglês, chamada de "fatberg", ou icebergue de gordura - tem mais de 260 metros de comprimento, ou seja, tem mais comprimento do que dois estádios de futebol, por exemplo.
Serão necessárias cerca de três semanas para retirar a massa do local, libertando o esgoto. Matt Rimmer, diretor do departamento de rede de resíduos da empresa Thames Water, responsável pela distribuição e tratamento de água, disse que esta é a maior massa de gordura alguma vez encontrada no local.
"É um grande monstro e vai ser necessária muita mão-de-obra e maquinaria para a remover porque é dura", disse Rimmer, citado pelo Telegraph. "É basicamente como tentar partir uma parede de cimento".
Oito homens vão usar mangueiras de alta pressão para partir a massa e depois aspirar os pedaços com camiões. Os resíduos serão depois levados para um local de reciclagem em Stratford.
"É frustrante porque estas situações são totalmente evitáveis e provocadas pela gordura, óleo e banha que são deitados nos lavatórios e pelas toalhitas deitadas pelas sanitas abaixo", continuou Rimmer.
"Nós verificamos os esgotos regularmente mas estas coisas conseguem acumular-se muito rapidamente e provocar problemas de inundações, porque o lixo é bloqueado", explicou o responsável.
Rimmer disse que desta vez alguns parques de estacionamento tiveram de ser encerrados para os funcionários conseguirem aceder aos esgotos, mas já aconteceu pior. "Muitas vezes temos de fechar estradas inteiras" para limpar os esgotos, "o que perturba a cidade", explicou o responsável.
A empresa Thames Water gasta cerca de um milhão de libras por mês a limpar os bloqueios nos esgotos. Estes são provocados por toalhitas, fraldas, cotonetes, produtos sanitários, preservativos, gordura e óleo.
"Os esgotos não são um abismo para o lixo doméstico", disse o responsável, pedindo às pessoas que coloquem estes itens no lixo e deixem o óleo usado na cozinha nos locais apropriados.
Em Portugal, existem Centros de Receção de Resíduos onde o óleo usado pode ser entregue. Segundo o site O Meu Ecoponto, caso não consiga entregá-lo num centro apropriado, "deverá armazenar o óleo numa garrafa e posteriormente deposita-la no caixote dos resíduos indiferenciados (lixo). Em situação alguma despeje o óleo na rede de esgoto".