Filipe VI considera Monserrat Caballé "uma lenda da cultura universal"
O rei de Espanha, Filipe VI, lamentou a morte da cantora de ópera Monserrat Caballé, considerando a soprano "uma lenda da cultura universal".
Na sua conta na rede social Twitter, Filipe VI refere que Monserrat Caballé - que morreu hoje de madrugada, aos 85 anos, num hospital de Barcelona -- era "a grande senhora da ópera, uma lenda da cultura mundial, a melhor das melhores".
Também o tenor José Carreras considerou, em declarações à rádio Catalunha, que o mundo "perdeu a melhor soprano", acrescentando que "de todas as sopranos que ouviu, nunca houve outra como Monserrat".
Carreras elogiou ainda a "versatilidade" da soprano natural de Barcelona, tal como o tenor, considerando que a cantora podia fazer tudo "desde o canto mais puro até Tristão e Isolda de Wagner".
Também o guitarrista do grupo de rock Queen expressou condolências pela morte da cantora de ópera, lembrando que a soprano foi uma "inspiração" para o líder do grupo, Freddie Mercury.
Caballé foi "uma inspiração para todos nós, mas, especialmente, para Freddie. A sua bela voz estará sempre connosco", lê-se numa mensagem publicada por Brian May na sua conta no Instagram.
A mensagem foi acompanhada de uma foto de Monserrat Caballé e Freddie Mercury a cantar juntos.
"Barcelona" foi um single de sucesso, datado de 1987, que a soprano e o então vocalista dos Queen gravaram juntos e que acabou por se tornar no hino da edição dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, em Barcelona.
Monserrat Caballé cantou a música ao vivo na final da Liga dos Campeões da UEFA 1999, no Estádio Camp Nou, em Barcelona, acompanhada de uma gravação de Freddie Mercury, que morrera em 1991.
A soprano Montserrat Caballé morreu na madrugada de hoje, aos 85 anos, no Hospital de Sant Pau de Barcelona, noticiaram as agências Efe e France Presse citando fontes hospitalares. A soprano, cuja saúde estava fragilizada há vários anos, estava hospitalizada desde setembro.
O funeral da artista, uma figura internacional da ópera, realiza-se na segunda-feira, às 12:00 (11:00 em Lisboa), no cemitério de Barcelona.