Modelo 3D de um clítoris vai ajudar a educação sexual de alunos franceses
As aulas de educação sexual em França vão a partir deste mês passar a contar com um novo instrumento: um modelo em 3D de um clítoris.
Odile Fillod, uma investigadora em sociologia da ciência, desenvolveu um modelo tridimensional deste órgão sexual feminino com a forma e tamanho o mais realista possível para que os alunos possam conhecê-lo "ao vivo".
Fillod acredita que muitas pessoas não sabem como funciona o clítoris e acredita que desta forma será possível dar formação de uma forma mais eficaz.
Afinal, um pénis e um clítoris são órgãos muito semelhantes. Aliás, os fetos têm os mesmos órgãos genitais até às 12 semanas de gestação, altura em que estes se começam a formar definitivamente.
A investigadora afirma que principalmente as raparigas devem estar familiarizadas com o clítoris, uma vez que este órgão tem um papel fundamental no desejo no prazer sexual, ajudando as mulheres a atingirem o orgasmo durante uma relação sexual, quando estimulado.
O clitóris continua a crescer ao longo da vida de uma mulher, podendo tornar-se 2,5 vezes maior durante o período fértil da mulher, avança Fillod.
A ficha disponibilizada pelos responsáveis do projeto explica como foi feita a impressão em 3D de um clitóris. Depois de ser construída por computador, a impressão do órgão foi realizada numa impressora 3D utilizando um ácido poliático, uma substância biodegradável que faz com que depois da impressão o modelo se parece com um plástico rígido.
Depois de arrefecer, o modelo é separado da sua base descartável e está pronto a ser pintado. Finalmente, é revestido com um verniz transparente de cola.