Ministro reforça apelo para consumo de vegetais

O ministro da Agricultura, António Serrano, reforçou hoje o apelo para o consumo de legumes, esperando que, a provar-se que a origem da infecção pela bactéria E. coli está numa quinta na Alemanha, o problema do escoamento se resolva nas próximas semanas.
Publicado a
Atualizado a

António Serrano, que hoje encerrou um seminário sobre Política Agrícola Comum, na Feira Nacional da Agricultura, que decorre até domingo em Santarém, participará também numa acção da associação de produtores de frutas, legumes e flores, PortugalFresh, que vai oferecer vegetais aos consumidores.

O ministro cessante disse estar a acompanhar os produtores, afirmando que, além da acção de hoje em Santarém, a PortugalFresh vai estar sábado nos bairros de Lisboa a distribuir legumes e vegetais nas festas dos Santos Populares.

"Os prejuízos têm sido muito elevados. Cada dia que se passa que não se vende é mais um prejuízo acentuado para o sector", afirmou.

António Serrano afirmou que os produtores podem já candidatar-se ao pagamento pela retirada de produtos do mercado, aprovado pela Comissão Europeia, que, embora não resolva o problema todo, irá ajudar a aliviar a tesouraria das empresas.

A proposta inicial, à qual Serrano se opôs, acabou por ser acrescida em mais 60 milhões de euros, tendo a comparticipação passado de 30 para 50 por cento.

"Continuo a dizer que pode ser insuficiente face à dimensão dos prejuízos em toda a Europa", afirmou.

O ministro disse que se hoje se provar que a origem da variante da E.coli está na quinta alemã o problema será ultrapassado "este mês.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt