Ministro da Educação nega atraso na entrega do relatório para o debate do Orçamento

Partidos da oposição dizem que só ontem o relatório foi entregue, ministro garante que tudo foi cumprido a tempo
Publicado a
Atualizado a

O debate do Orçamento da Educação para 2017 está para já a ser marcado por críticas dos partidos da direita ao "atraso" do Ministério na disponibilização do relatório do OE, que só ontem, pelas 12:15, terá ficado disponível para os deputados. E também pela acusação de que as verbas para o próximo ano revelam "um embuste" na promessa de investimento no setor.

Questionado pela deputada Nilza de Sena (PSD) sobre o alegado atraso na entrega do documento, o ministro Tiago Brandão Rodrigues não a confirmou, defendendo de uma forma peculiar - que gerou o desagrado dos social-democratas - que a deputada teria tido tempo de ler o documento: "Acredito que não tenha ocupado toda a madrugada a fazê-lo, porque está aqui com um ar fresco".

Já em relação à discussão sobre se as verbas do orçamento representam ou não um reforço, o deputado socialista Porfírio Silva recorreu aos evangelhos, mais concretamente a Lucas 6:41, para indiretamente acusar o PSD de hipocrisia: "Porque miras o cisco no olho do teu irmão e não te dás conta da trave que está no teu próprio olho".

Ex-ministra diz que há buraco de 450 milhões para despesas com pessoal

A ex-ministra da Educação, Margarida Mano, acusou o atual titular da pasta, Tiago Brandão Rodrigues, de se prestar a "um exercício de faz de conta", ao apresentar um orçamento para 2017 em que, pelas contas da agora deputada do PSD, os recursos afetos ao pessoal "reduzem aproximadamente 450 milhões", equivalentes a 15 mil professores".

"O senhor ministro faz nesta Assembleia um exercício de faz de conta para tentar esconder o que de facto representa este orçamento para a Educação", acusou, "e mais preocupante, está convencido que é esse o seu papel enquanto ministro da Educação".

O deputado "poiquilotérmico"

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, chamou "poiquilotérmico" ao deputado do PSD Duarte Marques, numa altura em que este estava a interromper a intervenção do governante com vários comentários.

"Vejo que o senhor deputado é suficientemente poiquilotérmico para aguentar isto. Mas eu tenho mais dificuldades", disse Brandão Rodrigues.

"Poiquilotérmicos" são animais designados como sendo de "sangue frio", pelo que a observação do ministro até pode ser considerada um elogio. Desde que não se façam comparações com os animais que possuem esta característica...

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt