Ministra promete devolução de dinheiro aos produtores

A Associação de Produtores de Cinema (APC) reuniu-se, ontem, com a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, de forma a poder tirar conclusões "concretas" dos anunciados cortes no orçamento.
Publicado a
Atualizado a

Tino Navarro, presidente da APC, referiu ao DN que haverá uma "retenção de 10% dos pagamentos a efectuar pelo Instituto do Cinema e Audiovisual entre 18 de Junho e 31 de Dezembro, sendo que essa retenção não terá efeito retroactivo".

Todavia, segundo o produtor, "a ministra comprometeu-se a devolver aos produtores de cinema o dinheiro que será agora retido, em Janeiro de 2011". Ainda assim desconhecem-se os moldes em que essa devolução se concretizará. O presidente da APC referiu ainda que "os concursos de apoio à produção cinematográfica mantêm--se". Para Tino Navarro este é um cenário "mais positivo em relação ao que se supunha inicialmente", ainda que admita que serão vividas dificuldades.

Na próxima segunda-feira, vários profissionais da cultura vão reunir-se no Teatro Maria Matos para encontrar soluções que impeçam a aplicação dos anunciados cortes.

Diário de Notícias
www.dn.pt