Milhares festejam 120.º aniversário de Mao Zedong

Milhares de admiradores de Mao Zedong assinalaram hoje, com uma homenagem em frente à estátua de ouro maciço, em Shaoshan o 120.º aniversário do nascimento do fundador do comunismo na China, que se celebra na quinta-feira.
Publicado a
Atualizado a

Provenientes de todos os quadrantes da China, os admiradores de Mao Zedong acenderam velas e ofereceram flores, para celebrar o aniversário de um homem acusado de dezenas de milhões de mortes, mas adorado e visto amplamente como o pai da China moderna.

"Ele é um grande líder, que sacrificou os seus interesses para que pudéssemos ser libertados", disse o professor aposentado Fu Mengnan, depois de prostrar-se no chão em frente à estátua.

O aniversário do nascimento de Mao Zedong tem uma especial ressonância na China, especialmente em ciclos de 60 anos.

O legado de Mao continua a ser um tema polémico na China, onde a posição oficial do Partido Comunista, no poder, é que Zedong estava "70 por cento certo e 30 errado".

Iniciativas políticas lançadas por Mao, como o "Grande Salto em Frente" e a "Revolução Cultural", provocaram mais de 40 milhões de mortes por violência e fome, de acordo com algumas estimativas, chinesas e estrangeiras.

Analistas dizem que Mao emergiu como um ponto de encontro para aqueles descontentes com a crescente desigualdade e corrupção desenfreada, apresentando um desafio potencial para a liderança, que não tolera a dissidência pública.

O jornal estatal Global Times, publicou hoje uma sondagem, em que a maioria dos entrevistados achava que as realizações de Mao superaram os seus erros.

Há mesmo quem tenha considerado que, apesar do crescimento económico sem precedentes, o país tinha tomado o caminho errado desde a morte de Mao, em 1976.

"Há uma série de problemas na China de hoje e a maneira de resolvê-los é com o pensamento de Mao Zedong", disse Chen Yaoyao, um homem na casa dos 40 anos.

"Eu espero que nós possamos perceber verdadeiro comunismo na China", acrescentou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt