Michelin vai abrir fábrica na Índia
As negociações entre a Michelin e as autoridades indianas começaram há seis meses. "Podemos esperar que a fábrica abra daqui três anos", indicou numa entrevista à rádio francesa Europe 1.
A imprensa indiana revelou quinta-feira que a Michelin poderá investir mais de mil milhões de euros em dez anos na índia, um montante que Rollier confirmou parcialmente.
"Não posso dizê-lo (o montante) mas é uma grande fábrica, não está longe disto", limitou-se a dizer.
"Um milhar de milhões de euros em dez anos, é menos do que investimos na França", acrescentou Rollier.
Esta fábrica deverá produzir pneus para pesados e pneus para máquinas de engenharia civil, dois domínios onde "o mercado indiano e promissor e onde estamos praticamente ausentes. Não queremos perder o arranque do mercado indiano", explicou.
A Michelin já e presente na Índia através de uma sociedade comum montada com o grupo Delhi, a Appolo Tyres, mas esta co-empresa foi um fracasso, segundo a imprensa económica indiana.
O grupo francês, que conta 69 fábricas no mundo, das quais 14 na França, anunciou quarta-feira a supressão de 1.093 postos de trabalho, dos quais 276 ligados a uma fábrica perto de Lille (norte). A Michelin assegurou no entanto que não haveria despedimentos.
Rollier defendeu-se de querer deslocalizar a produção da Michelin para a Índia, lembrando que o grupo está a investir actualmente nas fábricas de pneus para pesados e construção e obras públicas na França.