O Metropolitano de Lisboa divulgou como serão os acessos exteriores das três novas estações subterrâneas da Linha Vermelha: Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique e Infante Santo. Esta informação junta-se ao já conhecido projeto da futura estação de Alcântara. Está previsto que estas estações entrem em funcionamento em 2026, sendo o custo estimado desta expansão cerca de 405 milhões de euros, representando mais quatro quilómetros na rede..A estação Campolide/Amoreiras ficará a uma profundidade de 18,5 metros e localizada o longo da rua Conselheiro Fernando Sousa, próximo do cruzamento com a avenida Engenheiro Duarte Pacheco. Estão projetados cinco pontos de acesso para esta estação: rua Conselheiro Fernando de Sousa (acesso 1 e 2), avenida Engenheiro Duarte Pacheco (acesso 3), junto ao complexo composto pelo Centro Comercial Amoreiras (acesso 4), com o acesso 5 a ficar na posição oposta ao acesso 4, servindo a zona da rua das Amoreiras. De referir ainda que a ligação entre estes dois últimos acessos ao corpo da estação será feita através de um túnel de ligação em cota inferior à passagem de nível existente..Trinta e um metros será a profundidade a que ficará a estação de Campo de Ourique, que ficará no sob o Jardim Teófilo Braga, mais conhecido por Jardim da Parada. "Dois elevadores serão as únicas estruturas emergentes no Jardim da Parada quando a estação abrir ao público e ficarão localizados onde hoje se encontram as instalações sanitárias", explica o Metropolitano de Lisboa. Haverá também pontos de acesso na rua Almeida e Sousa, próximo do cruzamento da rua Ferreira Borges, e na rua Francisco Metrass..Localizada entre a avenida Infante Santo e a Calçada das Necessidades, a 29,5 metros de profundidade, ficará a estação Infante Santo. Esta nova adição à Linha Vermelha terá um ponto de acesso na avenida Infante Santo, no passeio público e tirará partido do desnível natural da avenida. O segundo acesso servirá a zona alta da Infante Santo e terá uma escada pedonal e duas mecânicas..Quanto à futura estação de Alcântara, a quarta desta expansão da Linha Vermelha, será "um interface que se desenvolve em três níveis: piso superior onde funcionará o cais do Metro; piso intermédio onde funcionará o átrio da estação e piso inferior onde funcionará o cais do LIOS (Linha Intermodal Sustentável), promovendo a ligação ao concelho de Oeiras", segundo descreve o Metropolitano de Lisboa. Esta estação estabelecerá uma ligação pedonal entre a encosta do Alvito e Alcântara, que se encontram segregadas desde a construção da Ponte 25 de Abril, em 1966..O prolongamento da Linha Vermelha terá uma extensão de cerca de quatro quilómetros e terá início a seguir à estação de São Sebastião, estando prevista a construção de três novas estações subterrâneas - Amoreiras/Campolide, Campo de Ourique e Infante Santo - e uma estação à superfície, Alcântara..De acordo com cálculos feitos pelo Metropolitano de Lisboa, "estima-se que a procura diária captada nas quatro estações que integram este prolongamento corresponda a um acréscimo de 4,7% de clientes em toda a rede", sendo que "a procura captada ao segmento dos atuais utilizadores de transporte individual representa 11,8%, correspondendo a menos 3,7 mil viaturas individuais a circular diariamente"..ana.meireles@dn.pt