Menina de 9 anos descobre palavra-passe do pai e compra viagem para a Disney

Criança diz que não sabe como marcou tudo para a viagem, inclusivamente uma subida VIP à Torre Eiffel. Pai alerta para os perigos de as crianças acederem livremente à Internet
Publicado a

Uma menina britânica de nove anos descobriu a palavra-passe da conta de PayPal do pai e marcou uma viagem de sonho, para uma pessoa, à Disneyland Paris. Feitas as contas, Susan Wilson gastou praticamente 1130 euros enquanto o pai dormia.

A criança pegou no telemóvel do pai e comprou tudo o que era necessário para realizar a viagem, adquirindo, inclusivamente uma subida VIP à Torre Eiffel.

Ian Wilson, de 52 anos, apenas descobriu que lhe faltava o dinheiro três dias depois, a 27 de outubro, quando reparou que o montante tinha sido retirado da sua conta bancária

"O pensamento imediato foi que era uma fraude e então telefonei à PayPal. Disseram-me que os pagamentos tinham sido feitos a partir de um aparelho que eles achavam normal e não consideravam que fosse uma fraude", disse Ian ao Daily Mail.

"Foi então que fui ao histórico do meu telefone e encontrei vários sites no meu histórico da Internet. Perguntei à Susan se tinha sido ela e ela disse que sim. A Susan estava destroçada e cheia de remorsos. Não fazia ideia do que estava a fazer e nem a consegui castigar", acrescentou.

A criança, de acordo com o jornal britânico, disse não fazer ideia de como conseguiu marcar a viagem e que apenas gosta de brincar com o telefone do pai. E nem sabe o que é a Torre Eiffel.

Assim que percebeu o que se passou, Ian Wilson telefonou para o seu banco, para a PayPal e agências de viagens. Inicialmente, disseram-lhe que não devolviam qualquer dinheiro, por não ter sido cometida nenhuma fraude. Depois, no entanto, a PayPal reembolsou o britânico, de Immingham, Lincolnshire, afirmando que foi uma "fraude amigável" e que até é uma situação que acontece recorrentemente.

"Tenham um pin no vosso telefone. Eu não tinha, porque nunca precisei, mas agora tenho", afirmou, como forma de alertar os pais para os perigos de as crianças acederem à Internet facilmente.

Diário de Notícias
www.dn.pt