Menino britânico de 5 anos morre afogado numa piscina no Algarve
Um menino britânico de cinco anos morreu hoje afogado numa piscina de um empreendimento turístico no concelho de Silves, no Algarve, informou a GNR de Faro. O incidente ocorreu cerca das 16.50 no Amendoeira Golf Resort, em Alcantarilha, disse à Lusa o oficial de relações públicas do Destacamento Territorial de Faro da GNR, António Ramos.
Segundo a GNR, que esteve no local, a criança estava a brincar com os dois irmãos na piscina. Quando estes saíram da piscina, o menino foi visto posteriormente pelos pais já a boiar. A GNR desconhece se havia mais alguém na piscina quando se deu o afogamento do menor.
O óbito da criança foi confirmado pouco tempo depois do alerta por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica, de acordo com António Ramos.
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro indicou anteriormente à comunicação social que se tratava de uma menina britânica de 10 anos. Confrontado com os dados da GNR, o CDOS referiu que a era a informação inicial que tinha recebido via Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) quando foi comunicado o alerta.
É o segundo caso em duas semanas. Um menino belga de 6 anos morreu, no dia 17, numa piscina em Azeitão. O rapaz ficou preso no filtro de uma piscina de um espaço turístico, com a falta de tampa a levar que a criança fosse sugada e ficasse presa. Só os bombeiros a conseguiram retirar. Seguiu em estado grave para o Hospital D. Estefânia, onde acabou por morrer. Os pais já vieram a público, numa carta divulgada na imprensa, pedir uma investigação.
O Ministério Público abriu um inquérito e está a investigar. O mesmo acontecerá neste caso em Silves, já que houve uma vítima mortal.
Notícia atualizada às 21.24