Media Lab inspira jovens a escreverem notícias

<strong>Os alunos do 7.º e 8.º ano do Colégio José Álvaro Vidal, de Lisboa, tiveram o papel principal na sessão do Media Lab desta sexta-feira, onde participaram no <em>workshop</em> "Ecojornalistas: Missão 3R" com o patrocínio da Valorsul.</strong>
Publicado a
Atualizado a

Foi com entusiasmo que os jovens começaram por assistir, na Galeria do Diário de Notícias, a uma formação dada pela equipa do Media Lab, que os alertou para as vantagens e desvantagens da era digital em que vivemos, especialmente em relação aos perigos que a internet esconde. Os visitantes ficaram também a par de algumas normas tidas em conta pelos jornalistas no seu quotidiano: recolher informação, confirmar a veracidade da informação através da consulta de várias fontes credíveis, entender o conteúdo e escrevê-lo com uma linguagem direta e informal de caráter informativo. Para complementar o que aprenderam na formação, os alunos viram ainda vários exemplos de notícias, relacionadas com a recolha do lixo e a reutilização de resíduos.

O Media Lab convidou os alunos de Lisboa a serem jornalistas por um dia e a viver o espírito de redação, convite que foi aceite desde logo. Com um dossier temático de notícias anteriormente feito pela equipa do Media Lab, os jovens construíram e redigiram as suas próprias primeiras páginas de jornal compostas por título, barra, manchete, destaque fotográfico e duas chamadas, sempre com notícias sobre o ambiente. "Gostei de fazer a primeira página, falámos sobre reciclagem e aprendi um pouco mais sobre isso", disse ao DN Margarida Matos, do 7.º ano.

A ida à redação do DN foi também parte integrante da visita, onde os jovens lisboetas puderam colocar as suas dúvidas e esclarecer a ideia que tinham do local onde o jornal é criado. "Desconhecia muitas coisas relativas a este mundo. Nunca tinha ido a nenhuma redação, achei bastante grande e bem organizada. É interessante ver a forma como os profissionais tratam os vários temas da atualidade, tal como é curioso perceber como se organizam as editorias do jornal", explicou ao DN a professora de Matemática Elsa Francela, que acrescentou que "a visita foi muito importante para os alunos perceberem como se transmitem as notícias e como é que elas chegam todos os dias até nós, leitores". No final da sessão todos os jovens tiveram acesso ao trabalho que realizaram durante a manhã, podendo levar para casa as primeiras páginas de jornal impressas. "Gostei de conhecer o espaço onde os jornalistas trabalham. Para além disso percebi que, por vezes, é difícil ir buscar inspiração para escrever, no entanto o trabalho prático foi algo que gostei muito de fazer", explicou Marisa Serrano, do 7.º ano. A aluna Margarida Matos concluiu que "o trabalho dos jornalistas não é fácil, mas é muito importante".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt