O workshop "Ecojornalistas: Missão 3R", com patrocínio da Valorsul, deu forma à sessão, que, sempre tendo em vista a reciclagem e o meio ambiente, começou com o visionamento de um filme acerca da história do Diário de Notícias e da evolução do jornal até aos nossos dias. A manhã prosseguiu com um fórum de debate, em que a equipa do Media Lab falou sobre as diferentes formas de comunicação que temos hoje ao nosso dispor, as evoluções que ocorreram a esse nível e ainda acerca dos maiores perigos da internet, como o cyberbullying, a publicidade enganosa e as identidades falsas. Durante o debate, o tema do jornalismo foi especialmente abordado, dando a conhecer aos jovens algumas das profissões relacionadas com a comunicação social, bem como algumas dicas e regras sobre como construir uma boa notícia..Ecologia e jornalismo foram as palavras de ordem do dia, e, por isso, os estudantes de Lisboa portaram-se como verdadeiros jornalistas: escreveram as suas próprias notícias, com base num dossier de notícias sobre ecologia, que culminaram em primeiras páginas de jornal, totalmente construídas pelos jovens..A visita teve ainda espaço para uma ida à redação do DN, onde puderam ver com os seus próprios olhos o espaço onde trabalham os jornalistas que todos os dias dão vida ao jornal. Para além de perceberem como é o funcionamento da redação, os pequenos jornalistas puderam ainda esclarecer as duas dúvidas e matar curiosidades. "Achei a redação muito organizada e a estátua do ardina, que estava na entrada, muito interessante", disse ao DN a aluna Érica Pinheiro, que acrescentou que o que mais lhe agradou nesta visita foi escrever as suas notícias..A manhã no jornal chegou ao fim e os estudantes saíram do Media Lab com a sensação de missão cumprida, sempre com a certeza de que estar informado é essencial para se ser livre e para poder tomar as melhores decisões. Para a professora de Português Arminda Marques, a vinda ao DN é importante "para eles (os alunos) verem como realmente funciona um jornal e como é constituída a notícia. Nas aulas abordamos a notícia de uma forma mais teórica, e esta é uma maneira de eles terem maior contacto com a realidade".