Media Lab aguça curiosidade pelo jornalismo
Os jovens participaram no workshop "Faz a tua 1.ª página", durante o qual trabalharam em grupos de dois e puderam redigir as suas próprias notícias de primeira página, ficando assim envolvidos no espírito jornalístico,. "São alunos extremamente curiosos e daí ser tão proveitoso para eles visitarem um espaço como este", disse a professora de História Elisabete Isidoro.
Os alunos foram recebidos na Galeria do Diário de Notícias, onde conheceram os frescos referentes a Portugal e à imprensa, pintados por Almada Negreiros. Foram ainda contextualizados, através do visionamento de um filme, quanto ao percurso centenário do jornal. A equipa do Media Lab fez uma breve apresentação de diapositivos sobre a importância de se estar informado e sobre a atividade jornalística, com vista a preparar os jovens para a tarefa prática do dia e a alertá-los para os perigos que a internet esconde. "Adorei a forma como a equipa do Media Lab nos mostrou e explicou todos os aspetos relevantes do jornalismo", comentou a aluna Mariana Borges, de 15 anos.
Para inspirar os alunos a serem jornalistas por um dia, foi-lhes dada a oportunidade de visitar a redação do DN. "Gostei muito do ambiente onde os jornalistas trabalham, parece-me ser calmo e propício para se criarem notícias de qualidade", acrescentou a aluna Mariana, após ter conhecido o coração do jornal, o seu funcionamento e ritmo.
Com o desafio superado e com o olhar mais atento ao mundo que os rodeia, os jovens alunos de Setúbal regressaram a casa com a sua primeira página impressa e, na opinião da professora Elisabete, esta foi uma experiência bastante enriquecedora porque "são miúdos que ainda não tomaram uma decisão em termos de sequência de estudos, e, para além disso, o português e a expressão escrita são áreas que eles precisam de desenvolver".