McAfee está na Guatemala e pretende pedir asilo político

John McAfee, criador do programa antivírus 'McAfee', procurado no Belize no âmbito de uma investigação policial, encontra-se na Guatemala com o objetivo de pedir asilo político às autoridades locais, divulgou hoje o advogado do informático norte-americano.
Publicado a
Atualizado a

"Fui mandatado para apresentar o seu pedido de asilo político (...). Encontrámo-nos esta manhã (hoje) num hotel" da Cidade de Guatemala, afirmou, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, o advogado Telesforo Guerra.

As autoridades do Belize procuram há várias semanas o informático com o objetivo de investigar a sua possível implicação no homicídio de um vizinho e compatriota norte-americano, Gregory Faull, de 52 anos, encontrado morto com tiros na cabeça na sua residência no Belize, em Ambergris Caye.

Não existiam sinais de arrombamento na casa e o computador portátil e o telemóvel da vítima desapareceram, segundo informações divulgadas nos últimos dias.

McAfee "é perseguido no Belize, perseguido politicamente porque ele parou de dar dinheiro ao Governo. [As autoridades do Belize] acusam-no de um crime de direito comum (...), posso portanto obter a concessão de um asilo", acrescentou o advogado local.

Telesforo Guerra assegurou que o informático "teme pela sua vida".

"Depois de ter apoiado o atual governo do Belize, eles querem mais dinheiro, eles recebem e não reinvestem", denunciou o advogado.

McAfee afirmou no seu 'blogue' que não teve qualquer ligação com a morte do norte-americano e que trocou poucas palavras com Faull desde que em 2008 se mudou para aquele país.

Em declarações à revista norte-americana "Wired", McAfee disse que estava preocupado com a sua segurança, porque os assassinos de Faull andavam à sua procura.

John McAfee teria sido preso no passado sábado, naquela que foi apenas uma distração para a polícia, já que o informático utilizou um duplo com um passaporte norte-coreano enviado para o México, para que este pudesse fugir de Belize sem levantar suspeitas.

De acordo com a publicação britânica Daily Mail, o milionário estará na Guatemala, com a sua companheira, Sam, e dois jornalistas da secção de cultura da revista norte-americana Vice. A sua localização terá sido descoberta após uma fotografia de McAfee, publicada na página online da revista, ter sido tirada com um iPhone 4S. A foto terá assim incluído dados de geolocalização. Apesar de apenas ter estado online alguns minutos, a fotografia permitiu às autoridades confirmar a localização de McAfee e da sua comitiva.

Apesar de tudo, fontes policiais, citadas pelos media britânicos, acreditam que o informático nunca deixou Belize, rotulando de manobras de distração todos os desenvolvimentos que surgiram na história.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt