Mayra Andrade edita novo álbum em Maio
"Stória, stória", a editar no dia 18 de Maio, foi gravado no Brasil, em França e em Cuba e surge três anos depois de "Navega", álbum que assinalou a auspiciosa estreia discográfica da cantora cabo-verdiana.
O novo álbum foi produzido por Alê Siqueira (que trabalhou com Marisa Monte e os Tribalistas) e alguns dos temas têm arranjos do músico brasileiro Jacques Morelenbaum.
"Stória, stória" apresenta-se como um álbum que flui entre vários estilos musicais de Cabo Verde, sem esquecer nesta equação a sonoridade do jazz e da música brasileira.
Do novo álbum, Mayra Andrade assina três músicas, uma das quais em parceria com a acordeonista Celina da Piedade, e canta composições em crioulo dos cabo-verdianos Nitu Lima, Djoy Amado e Kim Alves.
A cantora, nascida há 24 anos em Havana, filha de pais cabo-verdianos, estará em Junho a apresentar o novo álbum em Portugal, com uma série de sete concertos que inclui passagem pelo Coliseu do Porto (dia 04) e Centro Cultural de Belém, em Lisboa, (dia 07).
Estão ainda previstas actuações em Portalegre (dia 06), Aveiro (dia 09), Coimbra (dia 10), Caldas da Rainha (dia 12) e Faro (dia 13).
Nesta digressão, Mayra Andrade estará acompanhada pelos músicos Munir Hossn (guitarra e cavaquinho), Benoit Medrykowski (guitarra), Etienne Mbappe (guitarra baixo), Zé Luís Nascimento (percussão) e Luís Augusto Cavani (bateria).
Com um percurso itinerante, que a levou já a países como Senegal, Angola, Alemanha e Canadá, onde venceu aos 16 anos os Jogos da Francofonia com uma canção em crioulo, Mayra Andrade fixou residência em Paris e é a partir daí que tem feito a sua carreira na música cabo-verdiana.
Com o álbum de estreia, Mayra Andrade foi distinguida em 2008 com o prémio BBC Radio 3 World Music na categoria "Revelação", o mesmo que já tinha sido atribuído a Mariza.
Com um pé na tradição daquele arquipélago e outro na Europa urbana, Mayra Andrade já partilhou palcos com cantores como Cesária Évora, Chico Buarque, Caetano Veloso e Charles Aznavour, com quem gravou um duo para um álbum do cantor francês.