Papa deverá aterrar em Monte Real. Lisboa é Plano B
O Papa Francisco poderá aterrar em Lisboa, na zona militar do aeroporto Humberto Delgado - conhecida como Figo Maduro - em vez de Monte Real.
Sabe o DN que a situação está a ser equacionada devido ao mau tempo, que poderá impedir a chegada do voo onde viaja o Sumo Pontífice à base aérea de Monte Real. A chegada de Francisco está prevista para as 16:20 desta sexta-feira.
A chegada do Papa a Lisboa foi um dos cenários equacionados desde o início, pelo que as autoridades terão já a postos um plano que prevê essa situação em caso de necessidade.
Para já a Força Aérea, entidade responsável pelo transporte da comitiva papal, mantém tudo a postos na Base de Monte Real. O porta-voz oficial, admitiu ao DN que "foram equacionadas várias possibilidades", mas que "neste momento (11.15 horas) o plano se mantinha de acordo com o planeado. A chegada de Francisco a Monte Real está prevista para pouco depois das 16 horas.
Caso o avião onde viaja o Papa tenha de aterrar em Lisboa, o seu transporte pode ser feito pela PSP, por via terrestre, de acordo com um dos planos de contingência elaborados para esta visita.