Material revolucionário flutua e absorve óleos

Uma nova substância tem propriedades invulgares e possíveis aplicações ambientais
Publicado a
Atualizado a

Cientistas finlandeses desenvolveram um novo material sólido ultra-resistente e que poderá ser utilizado para fabricar nanofibras capazes de absorverem derrames petrolíferos ou para construir flutuadores insubmersíveis. Transformado num barco, meio quilo deste produto poderia suportar um peso de 450 quilos.

Apresentado no encontro anual da Associação Americana de Química, a mais importante reunião do género, que se realizou em San Diego, na Califórnia, a substância inspira-se na natureza, nomeadamente na capacidade de alguns insetos de andarem sobre a água. As possíveis utilizações humanas são vastas. Segundo a explicação de Olli Ikkala, da Universidade de Tecnologia de Helsínquia, além do combate a derrames de petróleo, os materiais podem ser usados como sensores de contaminação ambiental.

O novo material é feito de um aerogel composto por nanofibras de celulose de plantas, uma das matérias mais abundantes na Terra, ainda por cima renovável. A equipa finlandesa conseguiu fabricar uma substância pouco mais densa do que o ar, altamente flutuante e flexível, absorve grandes quantidades de azeite. Colocado sobre um derrame, por exemplo, no oceano, este material flutuaria, captando grandes quantidades de petróleo. Seria possível depois recolher o material e extrair o combustível poluente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt