Máscaras, StayAway e mais coordenação. Von der Leyen pede estratégia contra a covid
A falar em Bruxelas, na apresentação da estratégia da Comissão Europeia contra a covid-19, Ursula von der Leyen defende o uso de máscara e apela à utilização da app StayAway Covid.
Entre as medidas que apresentou está também uma abordagem comum para a política de testes, que devem "chegar a todos". Outra das vertentes passa pela partilha dos dados disponíveis. Por isso, a presidente da Comissão promete dirigir um apelo aos 27 Governos, que soa a crítica, numa altura em que o número de infeções acelera na Europa.
"Vou apelar a uma melhor partilha de dados com a plataforma do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças", adiantou Von der Leyen, na conferência em Bruxelas, em que defendeu que a divulgação desses dados é fundamental.
"Ajuda-nos a saber onde há disponibilidade de unidades de cuidados intensivos. Ou onde a transferência de doentes para outros países possa ser organizada quando necessário", exemplificou.
Como medida mais imediata, a presidente da Comissão Europeia recomenda testes de despistagem em massa a nível europeu e diz que há dinheiro em cima da mesa.
"Estamos a mobilizar cem milhões de euros, do instrumento de ajuda de emergência, para a aquisição de testes rápidos, que iremos posteriormente distribuir aos Estados membros. E, vamos lançar uma oferta de compra conjunta, para que haja mais [testes] disponíveis", afirmou, salientando que será também necessária uma política de testagem comum.
"Os testes antigénicos rápidos estão a chegar ao mercado. Isto pode ter um papel importante. Mas vamos propor uma abordagem europeia, em matéria de aprovação e uso, porque só assim poderá haver reconhecimento mútuo de testes e dos resultados", considerou Von der Leyen, salientando que o plano requer também a colaboração de todos, com a "utilização de máscara e higienização das mãos".
A abordagem passa também pela utilização de aplicações como a StayAway Covid, por isso, a presidente do executivo lança o apelo a todos, tendo em conta que "o sucesso da aplicação depende do número de utilizadores".
"52 milhões de utilizadores já fizeram o download. Eu apelo a todos que façam o mesmo, pois cada utilizador conta", disse.
A presidente da Comissão Europeia lembra que está a investir no desenvolvimento e aquisição de vacinas, e insistiu que é altura de os Estados preparam estratégias de vacinação em massa.