Margrethe Vestager: a comissária tricotadeira de elefantes que desafia os gigantes Google e a Gazprom

Entrou na política aos 21 anos e agora, aos 47, faz tremer as empresas de internet dos EUA e de gás da Rússia. Comissária europeia da Concorrência, apelidada de Dama de Ferro, Margrethe Vestager inspirou personagem da série televisiva 'Borgen' e tricota elefantes de malha como passatempo
Publicado a
Atualizado a

"Até podem acusar de muita coisa Margrethe Vestager, mas não de ser uma pessoa com medo", diz sobre a comissária europeia da Concorrência Bo Lidegaard, atual diretor do jornal diário dinamarquês 'Politiken', citado pelo norte-americano 'New York Times'. Uma das nove mulheres que integram a Comissão Europeia presidida por Jean-Claude Juncker, Vestager, cujo passatempo de eleição é tricotar elefantes de malha, chamou a atenção dos media ao ousar desafiar dois gigantes com imagem de absolutamente intocáveis: a Google e a Gazprom.

A empresa norte-americana de internet foi ameaçada com multa no dia 15 de abril, depois de a Comissão avançar com uma queixa contra ela por abuso de posição dominante nos mercados de serviços gerais de busca na internet. Na comunicação de objeções enviada por Bruxelas à Google - cuja sede europeia está na Irlanda - é dito que a empresa favorece de forma sistemática os seus próprios serviços, asfixiando, assim, a concorrência e prejudicando os consumidores europeus.

Quando à empresa estatal de abastecimento de gás russa, a Comissão formalizou uma queixa contra a mesma a 22 de abril. Na origem da mesma estão alegadas práticas comerciais da Gazprom nos mercados do gás natural da Europa Central e de Leste que constituem um abuso de posição dominante da empresa "em violação das regras da União Europeia em matéria de concorrência". Esta é uma questão sensível numa altura de grande tensão entre a UE e a Rússia de Vladimir Putin por causa da situação na Ucrânia - país ao qual a empresa russa ameaça de vez em quando cortar o fornecimento de gás.

Natural de Copenhaga, Dinamarca, filha de pastores luteranos e formada em Economia, Margrethe Vestager é casada com um professor de matemática e filosofia e tem três filhos. De olhos azuis e cabelo curto, a comissária da Concorrência, de 47 anos, entrou na política aos 21. Membro do Partido Liberal da Dinamarca, foi eleita deputada ao Parlamento dinamarquês em 2001, depois de ter sido ministra da Educação e dos Assuntos Eclesiásticos no período entre 1988 e 2000. Quando Helle Thorning-Schmidt se tornou em 2011 a primeira mulher a ser primeira-ministra da Dinamarca, numa coligação entre liberais, socialistas e sociais-democratas, chamou Vestager para sua ministra da Economia e do Interior e vice-primeira-ministra. Quando chegou a altura de cada país nomear o seu comissário, foi o nome dela que Thorning-Schmidt sugeriu a Juncker.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt