Marcos Perestrello e Lara Martinho eleitos na Assembleia da NATO

O deputado e atual presidente da comissão de Defesa Nacional foi eleito presidente da Subcomissão para as parcerias da NATO e a deputada socialista escolhida para relatora do Relatório Especial sobre a participação da Nato no Afeganistão.
Publicado a
Atualizado a

São dois portugueses a ocupar cargos relevantes, escolhidos nesta 67.ª sessão anual da Assembleia Parlamentar da NATO, que decorre em Lisboa até amanhã.

Na reunião que junta parlamentares dos 30 países-membros da organização e ainda parlamentares dos países que têm parcerias com a NATO, a deputada Lara Martinho (PS) foi escolhida para ser relatora do Relatório Especial sobre a participação da Nato no Afeganistão e o deputado (PS) Marcos Perestrello eleito presidente da Subcomissão para as parcerias da NATO, onde substitui o histórico deputado alemão Karl Lamers (CDU), que não foi candidato nas últimas eleições para o Bundestag.

Marcos Perestrello contou com o apoio dos socialistas, dos conservadores, dos liberais e também dos deputados americanos, o que levou à desistência do seu oponente, o deputado da Liga-Salvini Paolo Formentini. A Subcomissão para as parcerias é uma das duas subcomissões da Comissão Política da Assembleia Parlamentar da Nato.

A 67.ª Assembleia Parlamentar da NATO começou na sexta-feira e decorre até segunda-feira, em Lisboa, com a presença de elementos do governo português, representantes oficiais da NATO, especialistas em assuntos de Defesa, legisladores dos 30 Estados-membros da NATO e representantes de países terceiros da Aliança, e órgãos parlamentares.

De acordo com o programa oficial, entre os temas em cima da mesa estão a agenda NATO 2030 e a revisão do Conceito Estratégico, "as lições retiradas do envolvimento da NATO no Afeganistão", a Rússia e China, a evolução da situação no Médio Oriente e no Norte de África, alterações climáticas e até "a resiliência democrática e a desinformação" ou a pandemia.

Nesta segunda-feira intervirão ainda o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o primeiro-ministro, António Costa, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, que vai receber o Prémio Mulheres para a Paz e Segurança da NATO, o subsecretário-geral das Nações Unidas, Jean-Pierre Renaud Lacroix (em representação do secretário-geral, António Guterres), e o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, entre outras personalidades. com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt