Marcelo entrega bandeira nacional em "momento de uma vida"

Marcelo Rebelo de Sousa entregou a bandeira ao atleta João Rodrigues que será o porta-estandarte na abertura dos Jogos Olímpicos
Publicado a
Atualizado a

O Presidente da República entregou esta quarta-feira a bandeira nacional ao porta-estandarte dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro naquele que qualificou como "um momento de uma vida" e manifestou a expectativa de um "regresso com medalhas".

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu a bandeira nacional do comandante do navio escola Sagres, levou-a ao peito e entregou-a ao atleta João Rodrigues, que será o porta-estandarte na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.

"Especial é este momento, é o momento de uma vida, é uma vez na vida que chega ao Brasil a Sagres, que foi recebida do Brasil antes de ser de Portugal e que portanto é luso-brasileira", afirmou o Presidente da República.

O chefe de Estado falava a bordo do navio-escola Sagres na ilha das Cobras, junto da Baía da Guanabara (Rio de Janeiro), que será a "casa de Portugal" durante as olimpíadas.

O presidente afirmou que é "uma vez na vida que os Jogos Olímpicos são realizados por essa grande potência mundial que fala português" e que para Portugal "é mais do que um irmão".

"É uma realidade difícil de definir tão forte é aquilo que sentimos no nosso coração, porque é feito de história, de cultura, de sentimentos, de afeto, de vivências comuns", defendeu.

O Presidente manifestou ainda uma "expectativa muito positiva no desempenho dos atletas olímpicos portugueses": "Entendemos que há da parte portuguesa uma possibilidade de regresso com medalhas".

"O Presidente República acolherá todos e de forma especial os medalhados, com muito júbilo em Portugal dentro de um mês", anunciou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado sublinhou que, "em principio, todos concorrem para ganhar e por isso não há desigualdade nem discriminação possível", mas destacou que Portugal tem "campeões que o têm provado em provas europeias, mundiais e até em anteriores jogos olímpicos".

"Por isso, a expectativa é uma expectativa muito positiva", afirmou.

Este é o primeiro de seis dias de uma visita que o chefe de Estado está a efetuar ao Brasil.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt