Mais de metade (63%) dos pais cujos filhos entraram no programa Comboios de Bicicletas no ano letivo de 2020/21 revelaram ter deixado o seu automóvel em casa, pelo menos uma vez por semana, e que as crianças foram para a escola de bicicleta num destes comboios. Esta é uma das principais conclusões do estudo sobre o primeiro ano deste programa da Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a cooperativa Bicicultura, ao qual o DN teve acesso..A autarquia lisboeta lançou no ano letivo de 2020/21 os Comboios de Bicicletas com 16 linhas para 12 escolas. A norma é que em cada escola haja um comboio por semana, mas existem estabelecimentos de ensino onde a frequência é maior. No âmbito da parceria com a autarquia, a Bicicultura desenha os percursos e disponibiliza os monitores adultos que acompanham os grupos de crianças até às suas escolas..Neste primeiro ano, inscreveram-se 211 crianças, tendo participado 183 menores (87%) nos comboios, sendo que a maioria dos participantes (62%) tinha idades entre os 7 e os 9 anos. A percentagem de participantes do sexo feminino foi de 46% - um número difere dos 26% de mulheres ciclistas na capital, de acordo com dados da Câmara de Lisboa referentes a 2021. O estudo refere ainda que as crianças inscritas no Comboios de Bicicletas corresponde a 5,6% do total da população estudantil das escolas envolvidas no projeto. Neste primeiro ano letivo do Comboios de Bicicletas foram realizadas 298 viagens, com uma tendência crescente mensal - a única exceção foram os meses de fevereiro e março de 2021 devido a restrições causadas pela pandemia..O número de passageiros destas viagens também foi aumentando com o decorrer dos meses, com um total de mais de 3200 quilómetros viajados. O número médio de participantes por viagem é de 52%, sendo que uma média de 6% da população das escolas envolvidas aderiu a ir de bicicleta para a escola (na maioria dos casos, pela primeira vez) com as linhas que foram criadas. "Cada circulação de um comboio de bicicletas tinha em média seis crianças participantes - apesar de este não ser um número muito grande, demonstra que o comboio é procurado por uma parte da comunidade. Foi ainda observado que a maioria das crianças participantes fizeram-no de uma forma regular (65% dos participantes fizeram-no cinco ou mais vezes)", pode ler-se no estudo, assinado por João Bernardino, Ricardo Sobral e Luís Vieira, da Bicicultura, Inês Castro Henriques, Sofia Knapicc e Miguel Cambão, da Direção Municipal de Mobilidade da Câmara de Lisboa..As mudanças de comportamento graças a esta iniciativa mostram um aumento do uso utilitário da bicicleta tanto entre os pais como entre as crianças, sendo que 63% diziam usar o carro para levar os filhos à escola e 77% declararam que as suas crianças passaram a usar a bicicleta mais frequentemente noutras atividades depois do comboio. De referir ainda que nove em cada dez pais dizem sentir que os seus filhos se tornaram mais capazes de usar autonomamente a bicicleta.."No que diz respeito ao uso da bicicleta por parte dos pais, 10% afirmaram que tentaram usar a bicicleta para fins de mobilidade pela primeira vez depois do comboio de bicicletas, 35% já tinham usado a bicicleta para fins de mobilidade e 55% ainda não o tinham feito. Portanto, 15% dos pais que nunca tinham usado a bicicleta para fins de mobilidade antes do comboio de bicicletas, fizeram-no pela primeira vez depois do programa", refere o documento de balanço ao primeiro ano desta iniciativa, que acrescenta ainda que "46% dos pais dizem que desde que os seus filhos começaram a participar no comboio de bicicletas, eles próprios começaram a usar a bicicleta mais frequentemente para deslocações". Finalmente, 75% disse que a iniciativa dos comboios de bicicletas aumentou a possibilidade de eles próprios usarem a bicicleta como meio de transporte no futuro..Tendo em conta estes resultados, os autores do estudo concluem que "este primeiro ano do programa Comboios de Bicicletas mostrou uma adesão relevante em quase todas as escolas envolvidas" e "sugerem fortemente que existem efeitos significativos da iniciativa em desencadear uma adoção a curto prazo da bicicleta por pais e um fortalecer da cultura ciclista entre as crianças e que irá aumentar a probabilidade de que irão escolher a bicicleta para as suas deslocações no futuro"..A Câmara de Lisboa aprovou em meados de dezembro o regresso dos Comboios de Bicicletas a partir do início de 2023 - apesar do ano letivo já ter começado há uns meses - ao ter garantido em reunião a transferência de verbas para a Bicicultura, associação responsável pela operacionalização deste programa no terreno. Desta forma, a Bicicultura irá receber cerca de 100 mil euros para pôr em marcha 28 linhas destinadas a alunos dos 1.º e 2.º ciclos até ao final do presente ano letivo. Esta verba é cerca do dobro dos 55,6 mil euros atribuídos em 2021/22, época em que foram operadas 24 linhas em 15 escolas e com um total de 222 crianças inscritas..De referir ainda que no presente ano letivo haverá mais quatro linhas e será lançado um projeto-piloto para os alunos do 3.º ciclo. Às 15 escolas de 21/22 junta-se ainda a Academia de Música de Santa Cecília. As inscrições para os Comboios de Bicicletas estão abertas no site da Câmara Municipal desde setembro..ana.meireles@dn.pt