Mais de 33 mil quilos de carne e peixe foram apreendidos

A ASAE participou numa operação conjunta da Interpol e Europol que decorreu em simultâneo em 47 países. O resultado foram 19.700 quilos de carne e 13.434 quilos de peixe confiscados
Publicado a
Atualizado a

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) participou, pelo terceiro ano consecutivo, na operação internacional OPSON - Operação conjunta da Interpol e Europol, que decorreu entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015. Em conunicado, a ASAE refere que foram apreendidos os seguintes géneros alimentícios, resultantes de infrações detetadas no âmbito da segurança alimentar, da legislação específica do sector alimentar, da rotulagem de géneros alimentícios e dos direitos de propriedade industrial: 19.700 quilos de carne e produtos à base de carne; 13.434 quilos de pescado; 1.223 kg de fruta, 809 quilos de produtos lácteos, 293 quilos de hortícolas, 54 quilos de especiarias, 169 quilos de produtos de pastelaria, e 1125 unidades de pão. E ainda: 5.200 litros de bebidas espirituosas, 42 litros de água mineral natural e 63 litros de vinho.

Um dos principais objetivos da operação internacional foi identificar e desmantelar redes de crime organizado envolvidas na produção e/ou comercialização de produtos alimentares objeto de práticas fraudulentas. Mas a OPSON pretendeu também reforçar a cooperação entre diferentes entidades e sensibilizar os cidadãos para os perigos associados à fraude alimentar, particularmente decorrentes da falsificação de géneros alimentícios. Segundo o comunicado da ASAE, nesta operação participaram em simultâneo 47 países de diferentes continentes (Europa, Américas, Africa e Ásia), através de diversos organismos oficiais, designadamente entidades policiais, aduaneiras e de fiscalização alimentar, contando ainda com a colaboração de operadores do sector privado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt