diario-de-noticias
Mais de 13 mil unidades de medicamentos apreendidos
Entre os dias 18 e 25 de junho mais de 13 mil unidades de medicamentos ilegais foram apreendidas alfândegas portuguesas. A ação faz parte de operação conjunta internacional, liderada pela Interpol e com o apoio da Organização Mundial das Alfândegas, realizada em cerca de 100 países e que tem por objetivo a deteção de remédios falsificados.
De acordo com um comunicado do Infarmed e da Autoridade Aduaneira - as duas entidades nacionais que colaboram na operação internacional -, as ações feitas em Lisboa e no Porto resultaram na apreensão de 40 encomendas postais, de um total de 3323 inspecionadas. O valor estimado ronda os 55 mil euros. A maioria das encomendas continha medicamentos para o tratamento da disfunção erétil e emagrecimento.
A nível internacional, a operação levou à detenção de 58 pessoas e à apreensão, nos 100 países participantes, de quase 10 milhões de unidades de medicamentos falsificados. o valor estimado dos mesmos ronda os 31 milhões de euros. Durante as ações de fiscalização foram inspecionadas 552 mil encomendas postais. Mais de 58 mil foram apreendidas.